#Cultura: 5ª edição do Poesia InCrível, da Crivo Editorial, destaca duas novas autoras de Belo Horizonte

novembro 29, 2020

Crédito: Pexel / Reprodução. 

Realizado entre agosto e outubro deste ano, o concurso “Poesia InCrível”, um dos projetos da Crivo Editorial, selecionou as autoras Luiza Camisassa e Cibelih Hespanhol para terem suas obras de poesia inéditas publicadas. Os livros serão lançados em fevereiro e março de 2021. O projeto tem como objetivo movimentar a cena poética da cidade e estimular a leitura deste gênero literário.
 
“Queremos editar a cidade, trazer espaço e relevância para pessoas de contextos socioculturais diferentes, queremos dar voz para todos e promover a diversidade com nossos livros. O livro é um dos pontos de partida para contribuir com uma cidade mais humana”, diz Lucas Maroca, um dos sócios e editores da Crivo.

Com quase 120 livros publicados, a @crivoeditorial busca contribuir para o surgimento de novos autores e autoras a partir da criação de diferentes selos que incorporam literatura infanto-juvenil, poesia, prosa, projetos sobre a cidade e literatura fantástica.

O objetivo do projeto é estimular o surgimento de novos autores e autoras de poesia na Região Metropolitana de Belo Horizonte, movimentar a cena poética da cidade e estimular a leitura deste gênero literário. O projeto existe desde 2014, quando abriu seu primeiro edital. Até então, oito livros já foram publicados e a ideia é estimular cada vez mais pessoas a escreverem e publicarem.

“Queremos deixar um legado de contribuição para uma BH recheada de entretenimento e pensadores críticos, um pólo cultural no Brasil que viva poesia e arte. Uma das missões da Crivo é contribuir com isso!”, complementa Haley, também sócio da Crivo.

Em outubro, as autoras @LuizaCamisassa e @CibelihHespanhol foram as selecionadas pelo concurso. O primeiro lugar receberá premiação em dinheiro e terá 1.000 exemplares de seu livro impressos e o segundo lugar terá 500 exemplares de sua obra impressa. A seleção das obras foi feita por uma banca curadora composta pelos editores da Crivo e convidados.

Todo o trabalho de edição das publicações será feito de forma conjunta com as autoras. Um dos pilares da Crivo é fazer com que os autores se sintam parte de todo o processo editorial. As publicações serão lançadas em fevereiro/março em evento on-line, com presença das autoras e convidados, além da realização de oficina e sarau literário.

Uma campanha de financiamento coletivo será aberta, em parceria com a plataforma Evoé, buscando apoio para o projeto. “Este projeto foi criado para gerar novos autores em Belo Horizonte. Este objetivo é que nos norteia e nos motiva a existir acima de tudo. Já realizamos o projeto duas vezes com o incentivo da Lei Municipal de Cultura e, mesmo sem apoio, isso não nos impediu de seguir publicando novas vozes da cidade. Este ano, lançaremos uma modalidade de apoio para quem se identifica com a nossa missão e quer contribuir para uma BH mais poética”, diz Lucia Maroca, outra sócia da Crivo.

Serviço

Livros Volume 9 & Volume 10 (Coleção Poesia InCrível)
Crivo Editorial
Lançamento virtual: Fevereiro / Março de 2021
Informações no e-mail: projetos@crivoeditorial.com.br




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários