#Homenagem: Governo Estadual lança hotsite sobre o aniversário de 300 anos de Minas Gerais
novembro 28, 2020Dentre as comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais, o Governo Estadual lançou um hotsite temático de aniversário, que será celebrado no próximo dia 02 de dezembro. A plataforma reúne informações sobre a programação do tricentenário. Além de ser colaborativa, a página será alimentada de forma gradual.
No ambiente virtual já estão disponíveis: agenda de eventos, com atrações virtuais e presenciais; galeria de fotos e vídeos; notícias e artigos; além de uma seção que reúne atividades de instituições parceiras do Governo, em celebração ao aniversário.
O site #Minas300Anos também vai trazer uma série especial de vídeos com depoimentos de autoridades, personalidades de diferentes estados e países, parabenizando Minas Gerais pela data. Cada uma das peças conta com curiosidades, fatos marcantes e a relação de cada um dos entrevistados com o estado.
Já a série de matérias e programas produzidos pela @RedeMinasTV em razão do tricentenário, nos próximos dias, estarão disponíveis no hotsite oficial. Instituições interessadas em compartilhar conteúdos relacionados aos 300 anos do estado podem entrar em contato pelo e-mail: minas300anos@governo.mg.gov.br
História
Em 2020, é celebrado o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais. A decisão que marca o início da existência administrativa do estado foi tomada em 02 de dezembro de 1720, pelo Conselho Ultramarino de Dom João V, rei de Portugal.
De acordo com os estudos do historiador e associado do IHGMG, Waldemar de Almeida Barbosa (1907-2000), o comando da capitania de São Paulo e Minas do Ouro deixava São Paulo sem governo próprio, uma vez que os governadores se instalavam na região das minas recém-descobertas.
Com essa e outras razões como o crescimento da população das vilas mineiras e a sedição de Vila Rica, as discussões se intensificaram concluindo com a determinação real em prol da separação das capitanias ao final do ano de 1720.
Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
Jornalista
0 comentários