#Homenagem: Governo Estadual lança hotsite sobre o aniversário de 300 anos de Minas Gerais

novembro 28, 2020

Crédito: Wander Veroni. 

Dentre as comemorações pelos 300 anos de Minas Gerais, o Governo Estadual lançou um hotsite temático de aniversário, que será celebrado no próximo dia 02 de dezembro. A plataforma reúne informações sobre a programação do tricentenário. Além de ser colaborativa, a página será alimentada de forma  gradual.

No ambiente virtual já estão disponíveis: agenda de eventos, com atrações virtuais e presenciais; galeria de fotos e vídeos; notícias e artigos; além de uma seção que reúne atividades de instituições parceiras do Governo, em celebração ao aniversário. 

O site #Minas300Anos também vai trazer uma série especial de vídeos com depoimentos de autoridades, personalidades de diferentes estados e países, parabenizando Minas Gerais pela data. Cada uma das peças conta com curiosidades, fatos marcantes e a relação de cada um dos entrevistados com o estado. 

Já a série de matérias e programas produzidos pela @RedeMinasTV em razão do tricentenário, nos próximos dias, estarão disponíveis no hotsite oficial. Instituições interessadas em compartilhar conteúdos relacionados aos 300 anos do estado podem entrar em contato pelo e-mail: minas300anos@governo.mg.gov.br

História 

Em 2020, é celebrado o desmembramento das capitanias de São Paulo e Minas Gerais. A decisão que marca o início da existência administrativa do estado foi tomada em 02 de dezembro de 1720, pelo Conselho Ultramarino de Dom João V, rei de Portugal.
Crédito: iStock / Reprodução. 

De acordo com os estudos do historiador e associado do IHGMG, Waldemar de Almeida Barbosa (1907-2000), o comando da capitania de São Paulo e Minas do Ouro deixava São Paulo sem governo próprio, uma vez que os governadores se instalavam na região das minas recém-descobertas.

Com essa e outras razões como o crescimento da população das vilas mineiras e a sedição de Vila Rica, as discussões se intensificaram concluindo com a determinação real em prol da separação das capitanias ao final do ano de 1720.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários