#Editorial: Por que o Café com Notícias deu uma pausa?

outubro 20, 2020

Crédito: iStoock / Reprodução. 

Há dois meses optei por dar uma pausa no Café com Notícias. Não foi uma decisão fácil, mas foi preciso. Estava em um momento de muita sobrecarga de trabalhos, aulas e estudos. E não queria produzir conteúdo para o blog no piloto automático. Cheguei a um momento de exaustão emocional e física.  Então, optei por dar uma pausa. Não sabia exatamente quando retomaria o projeto, mas optei por parar e cuidar da minha saúde.

2020 não está sendo um ano fácil. Tinha me planejado para várias ações aqui no blog e, de repente, veio a pandemia. Adiei cursos, sonhos e projetos. Também adiei as minhas férias. Ia tirar férias em abril e só consegui tirá-las em outubro. Ou seja, seis meses depois. O resultado disso é a exaustão mental, o cansaço, dores musculares, enxaqueca e falta de sono. Chega uma hora que o corpo pede socorro. Um pedido fisiológico para que a gente se respeite e dê uma pausa.

Nesse meio tempo, acabei lendo o livro "Dá um tempo!: Como encontrar limite em um mundo sem limites", da jornalista Izabella Camargo. Em 2018, ele teve um "apagão" ao vivo ao apresentar a previsão do tempo em um telejornal da TV Globo e foi diagnosticada com Síndrome de Burnout. Izabella trabalhava de madrugada e não sabia que o tempo poderia interferir tanto na sua saúde física e mental.

Claro, não estou com Burnout. Mas, ao ler o livro, percebi que estive próximo à exaustão. Sou o tipo de pessoa que dá o máximo de si para fazer as coisas bem feitas. Erro, como qualquer ser humano, mas estou ali me esforçando para fazer o meu melhor. E, neste ano, mesmo em um período de pandemia, me vi trabalhando mais do que o normal. E, isso me fez acender um alerta. O dia só tem 24 horas. Não posso mais abraçar o mundo. 

Dei uma pausa de tudo. Descansei.

No início do mês de outubro, fiz uma viagem para a cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para renovar as energias. Fiquei poucos dias, mas para mim foram fundamentais para descansar. Quando retornei para casa me dei mais alguns dias de ócio. Li livros, assisti séries, novelas, reality shows e documentários. Dormi muito. Ter esse tempo livre foi fundamental para poder RECOMEÇAR. Por isso que resolvi retomar os trabalhos do @cafecnoticias com esse alerta: o trabalho é apenas uma parte de você e não é o todo.

Então, nos próximos dias, quero compartilhar com vocês, algumas impressões deste momento de recomeço. De coisas que encontro na internet, das leituras, dos vídeos, dos podcasts às experiências pessoais. Além disso, na medida do possível, vou retomando a produção de conteúdo autoral e dos parceiros que me enviam centenas de sugestões de pautas diariamente.

Como diria @marcosmion em tempos de #AFazenda12: senhoras e senhores, CHEGAMOS!

#VemComigo





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários