#CaféConvidado: Porque as marcas e as agências precisam prestar mais atenção nos micro-influencers?

março 16, 2020

Crédito: Shutterstock / Reprodução. 

Os influencers digitais são personalidades presente na web e nas redes sociais que conseguem formar uma comunidade participativa em torno de um determinado assunto. Geralmente, eles possuem milhares de seguidores,  lançam tendências e antecipam assuntos que ainda não foram apresentados pela mídia tradicional.

Já os micro-influencers são personalidades que querem desenvolver um trabalho como influenciadores, mas ainda estão no processo de consolidação da sua comunidade, porém conseguem atingir um público bem específico e segmentado. Para falar mais sobre este assunto, convidamos Vanessa Tófano, CEO da RelatioNOW e autoridade em relações públicas. Ela explica como esse nicho de influencers em ascensão precisa ser acompanhado mais de perto. Confira:



Micro-influencers detentores de mega-reputação



Por Vanessa Tófano*


Micro-influencers são formadores de opinião da mídia online, que se destacam por seus canais com conteúdo relevante e uma dezena de milhares de seguidores ativos. É praticamente um “nicho” descoberto por agências de comunicação que enxergaram o potencial dessa categoria de influenciadores para gerar impacto em seus clientes, dos mais variados segmentos.

São parceiros da imprensa. Inclusive, muitos deles são jornalistas e/ou produtores de conteúdo específicos que migraram para seus próprios veículos de comunicação, blogs, portais, canais no YouTube e outras tantas páginas em redes sociais importantes.

Um micro-influencer é, normalmente, mais apto e flexível na divulgação de conteúdos de interesse da sua comunidade, pois, em sua grande maioria, estão em um momento determinante, criando audiência e visibilidade nas redes sociais e na web. Podem ser também influenciadores regionais ou segmentados em mercados específicos.

Uma formadora de opinião da cidade de Campinas (SP), que conversa diretamente com mamães que prezam por uma alimentação de qualidade aos seus filhos, por exemplo, pode ter menos que 10k seguidores e ser uma digital influencer de peso, importantíssima, para uma multinacional que comercializa papinhas saudáveis.

Tendo em vista que dialoga diretamente com o público-alvo da empresa em questão, ela vai impactar no eixo central de uma possível campanha focada nas tais papinhas. Neste caso, essa micro-influencer regional pode gerar um resultado mais interessante para a marca do que uma mega-influencer global.

Por isso, para avaliar a representatividade do influenciador em um plano de comunicação é preciso entender, estudar e acompanhar o seu universo e, principalmente, suas interações. Os micro-influencers devem ser considerados como peças-chaves em campanhas de marketing que visam retorno direto sobre o investimento. Eles são os parceiros ideais quando se busca engajamento e boa reputação em uma campanha.



_______________________________________________
*Perfil: Vanessa Tófano é CEO da RelatioNOW e autoridade em relações públicas. Está à frente de estudos de reposicionamento de marcas e direciona as empresas por meio da inovação, trabalhando o propósito e transformando a visibilidade e as relações institucionais. Além de formação em universidades com índices de excelência, possui especialização em marketing e branding pela Brand Learning UK e pós-graduação em gestão estratégica em comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo).




» Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@cafecomnoticias.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, vídeo ou podcast, desde que você escreva um texto que contextualize essa produção com um artigo de opinião de até 1 lauda. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários