#MarketingDigital: Especialista ressalta a importância de montar um bom planejamento de conteúdo online

fevereiro 05, 2020

Crédito: Freepick / Reprodução. 

Criar, disseminar e, posteriormente, vender. Essa é essência do marketing digital, uma das estratégias mais efetivas para quem deseja inserir e alavancar uma marca em ambiente online, seja em um blog, site ou perfis nas redes sociais. Nessa tática, a empresa aborda assuntos que facilitam a vida do cliente, se torna autoridade no assunto e dessa forma adquire o poder de influenciar na compra. Mas como fazer isso?

De acordo com a especialista em marketing digital @JuMunhoz, autora do livro "Instagram para Negócios", para adotar esse método é necessário, inicialmente, definir, separar e organizar quais conteúdos serão disseminados na rede. “Não se organizar e planejar o conteúdo das postagens pode fazer com que você acabe sem conteúdo qualificado para postar. E esse é um grande problema”, aponta.

A existência de um conteúdo conciso, qualificado e frequente traz para o cliente a sensação de credibilidade e, consequentemente, aumenta o engajamento — que traz seguidores organicamente. “Os seus seguidores estarão diariamente na sua página esperando por novos conteúdos que lhe agreguem. Quando você posta diariamente conteúdos de valor, saiba que eles estarão esperando pelos próximos, ansiosamente”, assegura Júlia.  

Planejamento

O ideal é planejar o conteúdo com antecedência, assim há a possibilidade de dedicar apenas um tempo específico para isso, o que poupará boas horas do dia a dia. Outro ponto é que definir, o quê, como e quando postar, pois, isso assegura que o seguidor terá sempre conteúdo de qualidade. Inclusive, a especialista aponta que existem aplicativos e/ou ferramentas que auxiliam no agendamento dessas publicações.  

De modo geral, para definir os pontos com clareza, @JuMunhoz recomenda separar em tópicos e subtópicos os temas que deseja abordar. Porém, esses assuntos devem ser baseados nas necessidades, dificuldades, dores, objeções, sonhos e transformações do cliente que deseja alcançar. “Pesquise com a sua audiência os conteúdos que eles gostariam de receber de você, ferramentas de perguntas e interação do próprio Instagram podem ajudar”.  

Feita a seleção, o conteúdo pode começar a ser produzido com base em fontes de pesquisa confiáveis. “Se mantenha atualizado sobre o seu tema”, recomenda a especialista.  

Consistência

A consistência é uma grande parte do segredo. @JuMunhoz alerta que caso a empresa não mantenha uma constância, o engajamento cairá bastante, e isso vai fazer com que as pessoas esqueçam da página, que poderá inclusive ser substituída pela concorrência. “Lembre-se, quem não é visto, não é lembrado”, avisa.
Crédito: Freepick / Reprodução. 
É importante estar sempre em evidência e com conteúdo de qualidade. Dessa forma, a marca sempre estará dentro da cabeça das pessoas e, quando elas pensarem em serviços ou produtos, vão associar automaticamente à marca.

Postagens  

Antes de programar, é importante definir qual será o número de postagens e em quais formatos estarão: vídeo, foto ou arte.  “Quanto mais você é visto pela sua audiência, mais você fica na cabeça dela. Mas lembre-se de sempre entregar conteúdo de valor”, alerta Júlia. Ela aponta ainda que não postar só trará prejuízo para a página, como queda de engajamento, descredibilidade, desinteresse e falta de interação.

Exagerar também não é uma estratégia inteligente. De pouco adianta postar muito conteúdo um atrás do outro. “Você precisa respeitar o tempo de visualização de cada postagem, que não entra imediatamente no feed de todos os seus seguidores. O ideal é dar um espaço de pelo menos 2 horas entre uma postagem e outra”, recomenda.



Dicas

# Faça uma tabela ou planilha e planeje as pautas que você irá trabalhar no decorrer do mês. Planejamento é tudo! Isso permite que você possa desenvolver um determinado assunto com mais tempo e calma.

# Use o Google Agenda e divida as tarefas que você tem durante a semana. O ideal é tirar um ou dois dias para produção de conteúdo e o restante investir em divulgação, estratégia de venda e interação com os internautas.

# Tenha conteúdo de "gaveta". Ou seja, um conteúdo pronto que, caso aconteça alguma coisa, você possa mudar o seu planejamento e publicá-lo.

# Faça um planilha ou tabela com os seus custos, investimentos e fluxo de caixa no mês. Isso ajuda a você se organizar e entender o que você lucrou ou precisou investir nesse período.

# Invista em e-mail marketing e cultive uma lista de e-mail. Essa é uma ferramenta ótima para aproximar o diálogo com os leitores.

# Dependendo do nicho, pense na possibilidade de criar um grupo no Facebook, Whatsapp ou Telegram. Pode ser uma forma de oferecer conteúdo exclusivo para o seu público.

# Dedique um tempo do seu dia ou semana para estudos na área de empreendedorismo digital. Fazer um curso, uma mentoria ou, até mesmo, ver o que os concorrentes estão fazendo pode ajudar o seu negócio a estar um passo à frente.

# Você sente que domina um assunto? Então, pense em transformar o seu conhecimento em um infoproduto (e-book, livro, curso online, palestra, etc).

# Use o aplicativo Evernote ou Google Keep. Trata-se de um bloco de notas virtual que te ajuda a não perder uma ideia. Sempre que você lembrar de um tópico ou de um assunto, coloque no aplicativo para que você não se esqueça e possa produzir algo em cima disso depois.

# No Instagram, invista em conteúdo original tanto para o feed, quanto para o Stories. Por ser uma rede social imagética, o potencial de conversão de venda nesta plataforma é muito mais alto do que você pode imaginar.

# Use o Studio de criação do Instagram para fazer o agendamento de postagens e otimizar o seu tempo.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários