#CaféFolia: Bloco Batucada Radical leva sucessos do carnaval brasileiro para as ruas de Portugal

fevereiro 25, 2020

Membros da equipe do bloco "Batucada Radical" em Portugal. Crédito: Divulgação. 

Por Izabella Bueno*


Quem foi que disse que não tem Carnaval em terra lusitanas? As ruas de Porto, em Portugal, se encheram de foliões animados para todos os lados. O motivo: o XI cortejo da Batucada Radical, 1º bloco de carnaval de Portugal e único da cidade, que desfilou no último domingo (23/02). 

O bloco desfilou ao som de grandes sucessos da música brasileira (tais como MPB, samba, forró, axé e funk), música portuguesa e anglo-saxônica, com muita animação para aliviar a saudade de muitos imigrantes do carnaval do Brasil.

O cortejo carnavalesco é uma iniciativa da Associação Cultural Batucada Radical, idealizada em 1994 por Mestre Porto, percussionista formado em Música pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. O projeto musical nasceu do seu desejo de divulgar a música brasileira em Portugal e ensinar música através de uma metodologia acessível a toda a comunidade portuguesa e brasileira em Portugal. 

Diversidade e Inclusão

O bloco de carnaval da Batucada Radical levantou a bandeira da “música para todos”, expressão fortemente destacada em suas redes sociais que descreveu o evento como carnaval "das crianças, adolescentes, adultos e mais idosos. De TODOS, literalmente. Sem bancadas, camarotes, ingressos, abadás, é do povo"
Cortejo do "Bloco Batucada Radical" do carnaval de 2020 na cidade de Porto, em Portugal. Crédito: Divulgação. 
Como projeto social, a associação une elementos da área artística com a área socioeducativa, proporcionando contato e partilha de culturas entre a comunidade portuguesa e brasileira, combinando pessoas de realidades diferentes através da inclusão social de jovens e adultos em risco de exclusão social, com necessidades especiais, estudantes universitários e população em geral, com ou sem conhecimentos musicais.

Reconhecimento

A Batucada Radical representou Portugal no 1º Congresso Europeu de Música Comunitária na Universidade de Barcelona, na Espanha. À convite da Universidade de Coimbra, também realizou uma palestra sobre suas atividades e metodologias na instituição, da qual foi inserida num capítulo do livro “Viagens do Carnaval”, feito pela Universidade de Coimbra e editado na Universidade da Bahia.

A divulgação da música brasileira pela Batucada Radical não se limita à associação e ao carnaval, sendo convidado a se apresentar em diversos eventos da cidade com apoio da Câmara Municipal do Porto. A apresentação da noite de São João e do carnaval já são uma tradição na cidade portuguesa. Também já atuou no Rock in Rio em Lisboa e em diversas edições do TEDx e em variadas casas noturnas do país.


_______________________________________________________
*Perfil: Izabella Fonseca Costa Bueno é jornalista multimídia e mestranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É correspondente do blog Café com Notícias em Portugal.






Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários