#Economia: Mulheres marcam presença no Carnaval de BH para garantir o sustento da família

fevereiro 25, 2020

Elizabeth se cadastrou na Prefeitura como ambulante e aproveitou os dias Carnaval para vender bebidas em latinha nas ruas de BH. Crédito: Divulgação. 

Elas estão com tudo no @carnavaldebh! As mulheres representam mais da metade dos catadores e dos vendedores ambulantes que seguem nas ruas da capital mineira durante os dias de folia. Grande parte delas, vê na maior festa de rua do nosso país, uma possibilidade de ganhar um dinheiro a mais ou garantir a renda do mês, devido ao crescente desemprego

Segundo dados da  Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), 54% dos credenciados para a recolha do resíduo no trajeto dos blocos são mulheres. Já entre ambulantes, as mulheres também marcam presença e representam 47,7%, dos mais de 14 mil credenciados.  

Andreia Rodrigues, de 29 anos, é mãe de dois filhos e viu no carnaval uma oportunidade de renda para o sustento da casa. “Estou desempregada, por isso, poder atuar no pré e durante os dias de evento tem feito toda a diferença. Além de contribuir para uma causa legal para a cidade”, conta. 

A catadora faz parte do projeto da Cervejaria Ambev, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Ancat, para recolha e destinação adequada do lixo gerado nos desfiles dos principais blocos. O material reciclável será transformado em lixeiras que serão instaladas permanentemente na cidade, deixando um legado positivo e sustentável para os cidadãos.

Além disso, a reciclagem tem um papel muito importante na nossa economia. Muitas empresas usam desse processo para redução de custos no processo produtivo, à medida que contribuem para ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Com a fabricação de produtos reciclados, há a preservação da natureza, redução da poluição e contaminação do solo, além da economia de energia.
Em vários cantos da cidade, há locais reservados para o destino do material de reciclagem. Crédito: Divulgação. 

De acordo com dados de um estudo realizado pela Associação Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), o Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, dos quais 45% é reciclável. No entanto, o país recicla apenas 2% do lixo urbano produzido.

Além disso, quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que melhoramos os índices de reaproveitamento, barateamos o custo de produção e estimulamos o crescimento da reciclagem.

Oportunidade

Sem trabalho formal, Elizabeth Alves Figueiredo, de 56 anos, se credenciou como ambulante para o carnaval deste ano. “Não posso perder a chance de garantir essa renda extra, e até agora, tem valido muito a pena”, explica. Para ela, a presença feminina nas ruas é forte e precisa ser valorizada. 

De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cresceu no Brasil a porcentagem de mulheres que sustentam o lar. De 2017 para 2018, o número de chefes de família do gênero feminino passou de 30,3 para 32,1 milhões.
Andreia Rodrigues é catadora cadastrada na Prefeitura de BH. Crédito: Divulgação. 

Além disso, o trabalho informal é uma atividade que contribui, de forma indireta, para o fomento da economia em uma época de falta de ofertas formais no mercado de trabalho. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 40 milhões de brasileiros trabalham apenas mercado informal. Nesse cenário, a informalidade muitas vezes é a única opção para os trabalhadores recém-desempregados, incluindo pessoas com experiência e formação superior.

Investimento

O @carnavaldebh 2020 é viabilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio master da Skol Puro Malte e patrocínio do iFood, Zé Delivery e do iti, aplicativo de pagamentos digitais do Itaú Unibanco. A festa conta também com a parceria da BH Airport, Dimensão e Restaurante Maria das Tranças.

O valor é de R$ 6 milhões em verba direta, mais R$ 8,3 milhões em planilhas de estruturas e serviços, captados por meio de Edital de Patrocínio. Vale ressaltar que a contratação de músicos, subvenção de blocos e escolas de samba e toda a estrutura dos palcos espalhados pelas regionais da cidade durante o evento, assim como todo o orçamento da Belotur, é proveniente de investimento privado. Para conferir a programação completa do Carnaval 2020 em Belo Horizonte, clique aqui.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários