#CaféMusical: Você já ouviu falar de Brega Funk? Tudo OK, a música que virou o hit do carnaval 2020

fevereiro 24, 2020

Thiaguinho MT, Mila e JS O Mão de Ouro no clipe de "Tudo OK". Crédito: Kondzilla / Divulgação. 
Todos os anos, uma música se destaca no Carnaval. Isso mesmo, aquela música chiclete que não sai da sua cabeça e viraliza nas redes sociais. E não adianta investir em divulgação na TV ou nas rádios: nos últimos tempos, o Hit do Carnaval tem se manifestado de forma orgânica na web por conta do boca-boca dos usuários. 

Por mais que os artistas consagrados estejam investindo pesado em clipes e em novas músicas com potencial de sucesso, o destaque musical dessa época do ano emana do público como uma força da natureza.

Esse ano, o Brasil inteiro está cantando “Tudo OK”, sucesso do cantor carioca erradicado em São Paulo, @ThiaguinhoMT. Mesmo não sendo nordestino, ele contribuiu para colocar em evidência um ritmo que é bastante conhecido em Pernambuco e no Maranhão: o Brega Funk

O ritmo é uma junção de batidas do funk carioca com de elementos de forró e, principalmente, do eletro brega. O sucesso é tanto que a música ganhou várias paródias na internet e acabou se transformando em meme, o que ajudou Thuaguinho MT a sair do anonimato e a ter mais de 93 milhões de visualizações no Youtube. Assista ao clipe:


Thiaguinho MT, em parceria com JS Mão de Ouro, ainda coleciona um outro sucesso nesse verão. O remix que fez da música “Amor de que”, da cantora Pabllo Vittar, seguindo essa onda do Brega Funk. Ouça:


De acordo com o site Kondzilla, um dos motivos da música ter viralizado foi o #TudoOkChallenge nas redes sociais. “O Luccas das maquiagens que começou com isso e muitas pessoas foram conhecendo a música por ele”, diz Thiaguinho. O desafio do Luccas, inclusive, está no videoclipe da música. 

O site lembra ainda uma outra situação: o fato da cantora sertaneja Mila, que divide os vocais com Thiaguinho na música, estava passando por situações com o ex-marido, que foi visto ao beijos com outra pessoa famosa. Por causa da letra que manda aquele recado para o ex, muitos acharam que “Tudo Ok” era proposital para a situação da cantora, mas não, foi pura coincidência.

“A letra surgiu quando uma pessoa me mandou mensagem falando ‘pode vir me buscar, meu cabelo já tá ok, minha sobrancelha tá ok'”, comenta Thiaguinho MT, cantor e compositor do hit. “Fiquei com isso na cabeça e depois dando aquele giro no Twitter vi um menino falando ‘ele vai entrar em desespero quando eu chegar lá’. Eu já logo pensei em juntar isso tudo”, explica ele. “Comecei a canetar a música, como sou de bailão, coloquei isso na música e já logo liguei pro JS (produtor musical)”, conta Thiaguinho.

Brega raiz

Engana-se quem pensa que o Brega Funk é um ritmo novo. Em 2018, o segmento ganhou repercussão nacional com a música “Envolvimento”, da MC Loma e as Gêmeas Lacração. Confira o clipe:


O clipe caseiro estourou no Carnaval de 2018, fazendo com as meninas fossem convidadas a gravar um clipe, mais profissional com a Kondzilla – uma das empresas de entretenimento mais forte da internet e que lança novos artistas e produtos de life style ligados aos jovens da periferia. Agora, assista o clipe de "Envolvimento" depois do "Ryka Vírus":


Loma foi a primeira artista de Brega Funk a ter seu clipe produzido pelos paulistas do Kondzilla que viram na batida uma possibilidade de um som sair do regional e ganhar todo o país. Além de gravar com Jerry Smith, MC WM, Os Cretinos e DJ Kelvinho, o trio foi premiado em uma das categorias do MTV Miau, e fizeram turnê por todo o Brasil e alguns países da Europa.

O sucesso foi tamanho que a jovem acabou abrindo portas para vários de seus conterrâneos, entre eles, Aldair PlayBoy, MC Bruninho, MC Troia, Biel Excamoso, Dadá Boladão, entre outros. É tanto que no canal do Kondzilla no Youtube é possível assistir o clipe de vários artistas que já estão se aventurando no Brega Funk e que não são, necessariamente, do Norte ou do Nordeste. Um outro exemplo de música de sucesso deste segmento é o hit "Evoluiu (Hit Contagiante)". Assista:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários