#DicaCultural: Casa Fiat de Cultura apresenta presépio colaborativo feito com instalações sustentáveis

dezembro 16, 2019

Exposição mostra presépios feitos de materiais sustentáveis. Crédito: Leo Lara / Divulgação. 

Até o dia 05 de janeiro, os visitantes podem conferir o tradicional Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019. A entrada é gratuita e, até o dia 22 de dezembro, quem for à exposição poderá confeccionar cartões natalinos no formato pop-up. 

A edição comemorativa de cinco anos da iniciativa apresenta ao público não apenas uma, mas seis cenografias natalinas feitas com seis tipos de materiais reaproveitáveis: plástico, papel, papelão, tetrapak, madeira e bambu

Além de visitar o presépio, o público conta com um espaço interativo e tem a oportunidade de participar do Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal. As ações são propostas pelo Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura. O Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura 2019 pode ser visto até 05 de janeiro de 2020, com entrada gratuita.

Durante a visita, o público poderá tocar algumas das peças criadas para os presépios, reconhecendo texturas e tirando dúvidas sobre as técnicas empregadas no processo criativo. “Nesse espaço interativo, esperamos contar com a participação dos visitantes, que serão convidados a registrar seus desejos para o ano de 2020, afixando palavras às estrelas feitas de tetrapak e expostas nas cenografias”, explica Clarita Gonzaga, coordenadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura.  

Outra ação proposta pelo Programa Educativo é o Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal. Entre os dias 18 e 22 de dezembro (quarta a domingo), os visitantes da Casa Fiat são convidados a confeccionar cartões natalinos tendo como inspiração os próprios presépios. A participação no ateliê é livre (sujeita a lotação do espaço) e pode correr em três horários: às 10h30, às 14h e às 16h.
Oficina de cartões de natal com materiais sustentáveis. Crédito: Leo Lara / Divulgação. 

A versão 2019 marca a tradição da Casa Fiat de Cultura, que criou o primeiro Presépio Colaborativo do Circuito Liberdade, em 2015, e, desde então, vem apresentando temas inovadores a partir de uma perspectiva sustentável. “No mais puro espírito do Natal, muitas mãos se uniram em um mutirão cheio de criatividade, dedicação e cooperação para criar a quinta edição do nosso já consagrado Presépio Colaborativo”, define o presidente da Casa Fiat de Cultura Fernão Silveira.

O ineditismo deste ano é representado, sobretudo pelo uso do bambu na cenografia que indica projeções futuras, exatamente por este material ser altamente sustentável. À frente da concepção artística do presépio, desde a primeira edição, Leo Piló lembra que o bambu é uma matéria-prima natural com grande potencial renovável e um custo-benefício melhor do que a madeira e dispensa a necessidade de replantio. 

“Por ser, ainda, flexível, versátil, leve e ter desperdício mínimo, o bambu foi escolhido para dar forma à versão deste ano, chamada de Presépio do Futuro”, conclui o artista plástico.

Além da sustentabilidade, outro aspecto marcante do presépio da Casa Fiat é a coletividade. O público contribuiu ativamente na produção de peças e estruturas ao participarem das oficinas criativas. Realizadas entre os meses de outubro e novembro, as atividades foram coordenadas por Leo Piló, que supervisionou o trabalho dos voluntários na confecção das mais de cinco mil peças que compõem as seis cenografias natalinas. Cerca de 250 pessoas participaram dos 50 encontros da fase de criação.

Grande parte dos materiais utilizados na confecção das peças das instalações foi cedida pela Ilha Ecológica da Fiat, área de triagem e armazenamento de resíduos sólidos que funciona dentro da fábrica da Fiat, em Betim. 

Entre os materiais disponibilizados pela Ilha Ecológica estão tambores, pallets e fitas de arquear de plástico e de metal, além de amostras variadas de plásticos coloridos. Outros materiais como bambu, caixinhas de tetrapak, papel e papelão, por exemplo, foram doados pelos participantes das oficinas criativas.

As dimensões e os aspectos definidos pelo curador Leo Piló espelham as múltiplas funções dos materiais escolhidos, promovem a reflexão sobre o descarte e a coleta seletiva de materiais, ao mesmo tempo que buscam oferecer um novo olhar a objetos comuns e, muitas vezes, banalizados. 
O curador Leo Piló é responsável pela seleção de presépios na exposição. Crédito: Leo Lara / Divulgação. 

As instalações natalinas reverenciam: o bambu, o tetrapak, o papel, o papelão, o plástico e a madeira. A ambientação das instalações conta com composições do álbum “3 Brasis”, fruto do encontro musical entre o Chico Lobo (viola caipira), Márcio Malard (violoncelo) e Paulo Sérgio (clarinete).

O Presépio Colaborativo é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério da Cidadania, com o patrocínio da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e do Banco Fidis. A iniciativa conta com o apoio da Ilha Ecológica da Fiat, da Asmare, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal.

Cenografias Natalinas 

Cada um dos seis núcleos dos Presépios Colaborativos da Casa Fiat de Cultura faz referência a um material reciclável associado a uma cor e a uma palavra. Ao bambu estão relacionadas a palavra esperança e a tonalidade abstrata da luz enquanto o tetrapak traz a fé e a cor prata como referências. 

Ao papel, a palavra em evidência é a paz e o branco é a coloração predominante. No caso do papelão, a família é a palavra de destaque e a cor craft foi definida para dar vida à instalação. Para o plástico a cor dominante é a vermelha e a reflexão proposta gira em torno do significado de caridade. Por fim, a madeira foi trabalhada em seu tom natural (cor crua) e a humanidade é o tema enfatizado na cenografia.

Serviço

Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura
Entrada gratuita
Data: até 05 de janeiro de 2020
Horário: terça a sexta, das 10h às 21h – Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Hall da Casa Fiat de Cultura
Circuito Liberdade: Praça da Liberdade, 10. Funcionários. BH/MG

Ateliê Aberto: Pop-Up de Natal
Entrada gratuita
Data: até 22 de dezembro de 2019
Horário: às 10h30, às 14h e às 16h, de quarta a domingo
Local: Ateliê do Programa Educativo (2º andar)
Circuito Liberdade: Praça da Liberdade, 10. Funcionários. BH/MG.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários