#DicaCultural: Santa Tereza, em BH, recebe a exposição da tradicional arte dos estandartes mineiros

novembro 04, 2019

Crédito: Paulo Cattelan / Reprodução. 

Na próxima quarta-feira (20/11), a Auguri Pizzaria & Forneria, localizada em Santa Tereza, um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, abre suas portas para a exposição artística "Devoção, a tradicional arte dos estandartes".

A mostra reúne as principais peças do artesão mineiro @HarrisonMirandaBH, que há mais de uma década se dedica a resgatar a história milenar dos estandartes, uma espécie de bandeira utilizada em comunidades religiosas e culturais, como missas, romarias, círios e congado, tendo em seu centro figuras de devoção populares.

"Vemos essa arte em diversas cidades mineiras durantes festividades religiosas populares. E trazer nosso trabalho para Belo Horizonte, nesse espaço tradicional e aconchegante de Santa Tereza, acredito ser a união de duas coisas em que nós mineiros somos especialistas: história e gastronomia", destaca Harrison.

O estandarte é um tipo de bandeira, ricamente bordada, usada tanto no regime militar, quanto em comunidades religiosas e/ou civis. Eles são usados com frequência em festa religiosas católicas e também deixam as casas mais bonitas. Para a confecção dos estandartes, muitos materiais artesanais podem ser usados, como juta, chita, retalhos de tecido de algodão, rendas, fitas, peças de bijouteria, fuxicos, entre outros.

Este tipo de alegoria foi trazida ao Brasil pelos portugueses no início da exploração europeia nas Américas, e pôde ser vista inicialmente na primeira missa realizada no país, celebrada em 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique Soares, em Coroa Vermelha, Bahia. Para ler a história completa, clique aqui.

O espaço

A Auguri Pizzaria & Forneria, inaugurada em 2014, com sua cozinha tipicamente italiana, traz uma mistura de ingredientes que convida a uma experiência única de bom paladar. 

Além das surpreendentes combinações de temperos, ervas, cogumelos e queijos finos, o jantar na casa, é uma viagem pelo mundo do Jazz, MPB e Bossa Nova, aliados à criativa e aconchegante decoração desta pizzaria que já é considerada por muitos uma das melhores pizzarias da capital mineira. Todas as peças em exposição podem ser adquiridas pelos visitantes. 

Serviço

Exposição artística "Devoção, a tradicional arte dos estandartes"
Data: 20/11/2019 (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Auguri Pizzaria & Forneria (Rua Alabastro, 38. Santa Tereza. BH/MG).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários