#Reconhecimento: Belo Horizonte é eleita Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia

outubro 30, 2019

Crédito: Juliano Borges / Poços Já / Reprodução. 

Que a culinária mineira já é bastante conhecida pela sua variedade de pratos e sabores todo mundo já sabe! Mas a grande novidade é que, a partir de agora, Belo Horizonte passa a ser a representante mundial da Cozinha de Minas Gerais e passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, na área de Gastronomia

O anúncio foi feito pela diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, nesta quarta-feira (30/10), e contemplou mais 65 cidades em sete outras áreas: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, literatura, artes midiáticas e música. As cidades-membros dessa rede criada pela entidade foram escolhidas pelas ideias e práticas inovadoras, colaborando com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

"Por meio de seu compromisso, as cidades estão defendendo ações de desenvolvimento sustentável que beneficiam diretamente as comunidades no nível urbano", informou a Unesco no comunicado divulgado junto com a lista.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma plataforma criada em 2004, para promover a cooperação entre localidades que identificam a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável. Segundo o órgão, essas cidades trazem uma contribuição por meio de pensamento e ação inovadores. Atualmente, a Rede conta com um total de 246 cidades.

"Em todo o mundo, essas cidades, cada uma a seu modo, fazem da cultura o pilar, e não um acessório, de sua estratégia. Isso favorece a inovação política e social e é particularmente importante para as gerações jovens", explicou diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Audrey Azoulay.

Para o presidente da Belotour Gilberto Castro, BH é a síntese de uma gastronomia mineira rica e que deve ser conhecida por todo mundo. "Esse título representa um orgulho de algo que faz parte de todo o mineiro, que é a nossa gastronomia. Além disso, representa um trabalho que foi construído de forma coletiva: foram meses de engajamento, e vários atores que conseguiram resumir nossos atributos e singularidades".

Abaixo, confira alguns pratos da culinária mineira de dar água na boca:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários