#NEGRART: Evento gratuito no centro de Belo Horizonte dá visibilidade às artistas negras

outubro 22, 2019



O coletivo Brainsai Rec, formado por jovens do vetor norte de Belo Horizonte (MG), organiza a primeira edição do “Negrart”. Ação que vai levar 14 artistas negras ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), no centro da capital, pretende dar visibilidade a essas mulheres, promover uma troca de experiências e fortalecer uma rede de apoio entre elas. O evento, gratuito, ocorrerá no próximo sábado (26/10), entre 13h e 18h.

E elas pretendem fazer barulho. Se Elza Soares cantava em tom de protesto que “a carne mais barata do mercado é a carne negra”, o recado nas entrelinhas da forte canção surtiu efeito. Porta-voz do coletivo, Ayrá Sol entende que tanto para quem irá acompanhar as apresentações quanto para quem está expondo seus talentos é uma maneira de agregar e pautar a força dessas mulheres.

“Teremos shows, palestras, exposições fotográficas. Queremos trazer essas mulheres para o coletivo e agrega-las ao nosso corre’”, diz Ayrá, que comandará os trabalhos. Ainda de acordo com ela, o evento se faz necessário pois é o primeiro a ser realizado pelo grupo, originário da zona Norte, na região central da cidade. “Queremos novas narrativas, novas vivências”, complementa.

Uma delas é a de Maria Emanuelle, conhecida por Manu. Fotógrafa e integrante do grupo, tem como prerrogativa registrar pessoas pretas. “Desde a minha infância, percebo como os retratos nos levam para outros lugares. E poder registrar pessoas que são parecidas comigo, com trajetórias semelhantes, é mostrar um pouco sobre mim. Eu me vejo nisso”, acrescenta a jovem, de 20 anos, que levará suas imagens para apreciação do público.

Braisai Rec

A Brainsai Rec é formada por 13 jovens, em sua maioria residentes na zona Norte de Belo Horizonte e completamente baseado na cultura do rap e do hip-hop. Dividida em comissões temáticas, que se cruzam, atua na cultura, na política e na música, com MCs e beatmakers. 

Desde o mês de março de 2019, quando o grupo iniciou uma série de intervenções, já levou três palestrantes, entre eles a deputada federal Áurea Carolina (P-SOL), e realizou três apresentações musicais na região. Além disso, integrantes representaram o coletivo no 57º Congresso da UNE.


Serviço

NEGRART | 26 de outubro de 2019
Local: Centro de Referência da Juventude - CRJ. Rua Guaicurus, 50, Centro. Belo Horizonte (MG).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários