#SaboresDeBH: Casa Di Maria, em Belo Horizonte, é especializada nos famosos doces portugueses

outubro 24, 2019

Crédito: Pixabay / Reprodução. 

Por Sílvia Amâncio


Não tem nada melhor do que andar pela cidade e descobrir novos sabores, não é mesmo? Ainda mais quando encontramos opções internacionais que conversam com a culinária mineira. Para aqueles que adoram os doces da "terrinha" que tanto influenciaram a nossa gastronomia, em Belo Horizonte (MG) há um lugar dedicado aos famosos pastéis de nata e a vários outros quitutes da pastelaria portuguesa: a Casa Di Maria.

Conduzida por Helton Alves de Araújo Junior, 42 anos, e Fernanda Santos Aguilar de Araújo, 31 anos,  espaço oferece desde 2016 um cardápio selecionado de doces e salgados produzidos artesanalmente.

O casal conta que a @casadimaria nasceu no Rio de Janeiro, na Região dos Lagos, onde aprenderam os segredos da gastronomia portuguesa e decidiram se dedicar à produção do mais tradicional quitute deles, também conhecido como pastel de Belém. 

“Decidimos nos instalar na Rua da Bahia de forma estratégica por ser rota de acesso aos museus e a parte mais cultural da cidade. Em Belo Horizonte temos um público extremamente seleto e exigente que estamos conquistando com a qualidade e o sabor de nossos produtos”, comemoram.

Além dos produtos na loja física, a #CasaDiMaria oferece produtos congelados e atendem buffets, festas típicas, aniversários, casamentos, eventos para empresas e apreciadores dos pastéis. E também estão em aplicativos de delivery de alimentos

“Sem dúvida nosso maior incentivo são nossos clientes, quando saem satisfeitos com os sabores apresentados, quando comem e remetem lembrança de uma viagem a Portugal ou a um parente dessa nacionalidade. É uma satisfação”, afirmam.

Origem

O pastel de natal surgiu no século XVIII, produzido inicialmente pelos monges que os vendiam para manter as atividades do mosteiro. Somente os doces produzidos pela antiga confeitaria de Belém, hoje chamada de Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa, podem ser chamados de pastéis de Belém (assim como o champanhe na França, por exemplo).
O casal Helton e Fernanda fundaram a "Casa di Maria" em BH especializada em doces portugueses. Crédito: Arquivo Pessoal / Reprodução. 

Tradicionalmente os pastéis são consumidos quentes e polvilhados de açúcar em pó e canela. Na #CasaDiMaria os donos testam novos sabores e os produzem de acordo com a receptividade dos clientes.

Em 2011, o jornal @TheGuardian classificou o doce como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Devido à extensa presença dos português, fruto da colonização, além do Brasil, o pastel de nata também é popular na China, Camboja, Singapura, Malásia, Hong Kong e Taiwan, sendo conhecido como "dan ta", ou seja, "pastel de ovo".


Conheça a Casa Di Maria
Rua da Bahia, 1450. Lourdes. Belo Horizonte (MG).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários