#Curiosidade: Ranking internacional elege Pão de Queijo mineiro entre os melhores pães do mundo

outubro 21, 2019

Crédito: Pixabay / Reprodução. 

Quem aí gosta de pão de queijo levanta a mão? Todo mundo, né! Todo mundo mesmo. Foi isso que o @CNNTravel, canal de notícias dedicado ao turismo e a gastronomia ao redor do mundo, apontou ao listar o pão de queijo mineiro entre os “50 melhores pães do mundo”.

Mesmo considerando que aqui em Minas Gerais o pão de queijo é tratado como um “salgado” (a forma regional como mineiro se refere a qualquer tipo de lanche ou quitanda), nosso mais famoso quitute ganhou destaque juntamente com a broa de milho (Portugal), ciabata (Itália), tortilha (México) e a baguete (França). Para ver o ranking completo, clique aqui.

A lista de pães que vai do Afeganistão ao Iêmen traz uma seleção apurada de cores, formatos, sabores e recheios mais variados, unindo traços culturais, regionalidade e história de um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo, consumido pela humanidade há mais de seis mil anos, desde que os egípcios aprimoraram a fermentação do trigo.

O pão é tão importante que dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, data criada em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York. Mas, se você é desses que ama uma boa história, clique aqui e confira esse post especial do blog que conta como surgiu o Pão de Queijo em Minas Gerais.

Em tempo

Enquanto uns enaltecem o tradicional pão de queijo, a rede de fast-foods @mcdonalds_br lançou, na última semana, o “Pão de queijo Burguer” como uma forma de gerar aproximação com o público brasileiro. Um exemplo recente é a troca das fachadas dos restaurantes para “Méqui”. 
Crédito: UOL / Reprodução. 
O novo sanduíche é composto por pão de pão de queijo, ketchup, mostarda, cebola fresca, picles, queijo cheddar e carne. Ainda não há informações sobre a possibilidade de adicionar mais itens ao produto ou se será vendido na versão combo.

Para alguns, seria uma um desrespeito ao nosso selecionado paladar acostumado ao tradicional pão com pernil e queijo canastra disponível em qualquer birosca pelas estradas mineiras? Polêmicas à parte, o importante é comer pão de queijo, de preferência com aquele cafezinho coado na hora. 

Enquete

Nas redes sociais, perguntamos aos leitores do @cafecnoticias qual foi o melhor pão de queijo que eles já comeram e tivemos ótimas dicas. Confira!

1) Queijo Mania (Rua dos Guaranis, 482 – Centro – BH/MG)
2) Ki Delícia Pão de Queijo (Praça Leví Coelho da Rocha, 9 – Funcionários  -BH/MG)
3) Pão de Queijaria (Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Funcionários - BH/MG)
4) Casa do Pão de Queijo (Vários endereços em todo o Brasil e até no exterior)
6) Tonn’s Lanches (Av. Getúlio Vargas, 749 - Centro, Teófilo Otoni/MG)
7) Braga Pão de Queijo (Rua Pernambuco, 1115 – Savassi – BH/MG)
8) Boca de Forno (Vários endereços por Belo Horizonte)
9) Pão de Queijo da Roça (Rua dos Guajajaras, 739 – Centro – BH/MG)
10) Seu Ninico (marca de pão de queijo congelado à venda em supermercados)
11) Padaria Flor de Lys (Rua Lambari, 01 – Bonfim/Lagoinha – BH/MG).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários