#ParadaAoVivo: GNT e Youtube transmitem ao vivo a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo

junho 21, 2019

Crédito: iStock / Reprodução. 
No próximo domingo (23/06), acontece em São Paulo (SP), a 23ª Parada do Orgulho LGBTQIA+. Este ano, o tema é “50 anos de Stonewall”, em homenagem a Revolta de Stonewall, que deu origem às manifestações e lutas por direitos LGBTQIA+ no mundo. Para saber mais sobre essa revolta tão importante, clique aqui

Chamada popularmente de #ParadaGay, a Parada do Orgulho LGBTQIA+ é considerada a maior Parada do mundo por ser uma mistura de festa e ativismo político-social. O evento, que no início levava a sigla LGBT, ganhou aderência de outros grupos ao longo dos anos e se tornou o marco da celebração internacional do Orgulho LGBTQIA+

Com 19 trios elétricos, o evento promete receber mais de 3 milhões de pessoas para percorrer cerca de 5 km. Entre as atrações, estão artistas como @GloriaGroove, @LuisaSonza, @AretuzaLovi, @Lexa e a Spice Girl @MelC. Uma novidade da #ParadaLGBTQIA+ deste ano é o Camarote Pride, um espaço que terá como uma das atrações principais a cantora @DanielaMercury. Ele será instalado na famosa varanda do Conjunto Nacional e tem capacidade para mais de 500 pessoas.

Veja também:
- Confira os bastidores da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de SP

A concentração começa no vão-livre do MASP, na Avenida Paulista, onde os trios começam a percorrer a avenida às 12h. O último carro deve chegar à Rua da Consolação por volta das 16h. E o trajeto do desfile segue até a região da Praça Roosevelt, onde ocorre, às 18h30, um show de encerramento. 

Neste ano, o canal de TV Paga, GNT, pertencente aos canais @globosat, e o Youtube, plataforma de vídeos da @Google, transmitem ao vivo a #ParadaLGBTQIA+. No Youtube, por meio da hashtag #ParadaAoVivo, você pode assistir a transmissão que contará com a presença dos youtubers Edu e Filipe (Diva Depressão); Lorelay Fox (Para Tudo); Louie Ponto; Mandy Candy; Fernanda e Herbet (Canal das Bee); Spartakus Santiago e Maíra Medeiros (Nunca Te Pedi Nada). 

Também fazem parte da ação com o YouTube, uma lista de apoiadores envolvidos na divulgação da transmissão: Gui Pintto, Jean Luca, Lucca Najar, Mari Morena e Pedro HMC (Põe na Roda). Como aquecimento, diversos canais no Youtube já estão postando vídeos com temas relacionados a Parada. Abaixo, confira o vídeo do @SpartakusVlog que discute os mais diferentes tipos de privilégios sociais dentro da bandeira LGBTQIA+. Assista:


Na TV brasileira, será a primeira vez que um canal de televisão resolve dedicar muitas horas da sua programação para a cobertura da #ParadaLGBTQIA+ em tempo real, além de mobilizar as redes sociais da emissora. A partir das 14h, @CaioBraz entra ao vivo no YouTube do GNT, direto de um estúdio montado em um prédio na Avenida Paulista, recebendo personalidades importantes do movimento, influenciadores. 

Os apresentadores do canal GNT @JoãoVicente, @FernandaPaesLeme e @GabyAmarantos integram o time que reforçam a empatia dos aliados pela diversidade e respeito. Às 16h, simultaneamente com o YouTube, o @canalGNT passa também a transmitir o evento ao vivo. O público pode participar através da hashtag #ParadaAoVivoNoGNT
Grafite feito pela dupla Val e Toddy, do Coletivo OPNI. Para saber a história desse mural, clique aqui. Crédito: Reprodução. 
A Parada acontece no mês em que é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado em 28 de junho. Durante todo o mês de junho, o canal GNT vem exibindo pílulas sobre o tema na programação da TV e em suas redes sociais.

“A cada 20 horas morre um LGBTQIA+ no Brasil. A cada 20 horas exibimos pílulas na programação propondo um minuto de silêncio para refletir, respeitar e repensar”, comenta Stephanie Purwin, Gerente de Programação dos canais GNT, VIVA e Mais Globosat.

Para propor um aquecimento sobre a #ParadaAoVivo, uma pergunta que vale a pena refletirmos: quais são as lutas da comunidade LGBTQI+? Será que vemos todas essas lutas ou só olhamos para o nosso próprio umbigo? A deputada estadual @ericamalunguinho, primeira mulher trans negra eleita no Brasil, conversa com as apresentadoras do #SaiaJusta sobre este assunto. Assista: 


Engajamento

O Twitter preparou uma programação especial para os usuários que querem postar ou acompanhar as informações sobre a Parada do Orgulho LGBTQI+, em São Paulo. Para incentivar o engajamento, será possível visualizar um emoji criado especialmente para a data com o símbolo de uma bandeirinha com as cores do arco-íris.
Crédito: Agência EBC / Reprodução. 

Por isso, é necessários utilizar nos tweets as hashtags: #OrgulhoLGBT, #LoveIsLove, #Pride, #Pride2019 e #Stonewall. Para acompanhar e participar das conversas sobre a #ParadaAoVivo assunto no Twitter, basta buscar ou tweetar com estas hashtags.

Documentário

No dia 26 de junho, a partir de 0h15, o canal GNT exibe pela primeira vez o documentário nacional “De Gravata e Unha Vermelha”, dirigido por Miriam Chnaiderman, que dá voz a transexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas que debatem sobre a construção individual do próprio corpo. 

O estilista Dudu Bertholini mostra as infinitas possibilidades de existência. O filme explora o gênero, a sexualidade e as roupas através de depoimentos de Rogéria, Ney Matogrosso, Laerte, Bayard, Letícia Lanz, Johnny Luxo, Walério Araújo e muitos outros. O documentário pode também ser visto no GNT Play e nos serviços sob demanda das operadoras de TV Paga. Abaixo, assista ao trailer:




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários