#DicaCultural: 41ª edição Arraial de Belo Horizonte investe na promoção de Circuito Gastronômico

junho 22, 2019

Crédito: Amira Hissa / PBH / Reprodução. 
Até o dia 07 de julho, acontece na capital mineira a 41ª edição Arraial de Belo Horizonte, na Praça da Estação. O evento conta com a apresentação de 40 quadrilhas para o tradicional concurso municipal, além de um show gratuito da cantora @NaiaraAzevedo no dia 30 de junho. 

Além disso, até o dia 28 de julho, o hall da Prefeitura de Belo Horizonte exibe a Mostra Arraial Gentileza que faz uma homenagem às quatro décadas da #FestaJunina, com exposição de figurinos, vídeos e fotos. Para ver a programação completa, clique aqui.

Porém, a grande novidade deste ano do Arraial de Belo Horizonte é a criação do Circuito Gastronômico, que apresenta pratos típicos da culinária junina reinventados por 21 bares e restaurantes da cidade. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG) e acontece entre 15 de junho e 15 de julho.

O objetivo do Circuito Gastronômico é fortalecer a culinária mineira, oferecendo aos moradores e turistas receitas com ingredientes típicos, como o milho, a carne seca, o amendoim, entre outros. Dessa forma, a gastronomia local, já reconhecida internacionalmente, mostra mais uma de suas facetas: a tradição de pratos da época junina.

Participam do circuito os seguintes estabelecimentos: Academia Grill, Amarelim Prudente, Assa Bahia, Bar Ideal, Barbazul, Boivindo Steakhouse, Boivitório, Botequim Sapucaí, Cafeteria da Fazenda - Comidinhas Mineiras, Celeiro de Minas, Chico do Peixe, Engenho Dedé, Estação Parada do Cardoso Pizzaria, Fürst Tap Room, Néctar da Serra - Mangabeiras, Néctar da Serra - Savassi, Paracone, Restaurante Maria das Tranças - São Francisco, Takos Mexican Gastrobar, Xico da Carne - Cidade Nova e Xico da Carne - Santa Inês.
Crédito: Divulgação. 
Na @ParadaDoCardoso, por exemplo, o destaque é a Pizza Porconóbis. A receita vai muçarela, molho ao sugo, costelinha de porco preparada com molho barbecue, desfiada e salteada, a brasileiríssima pimenta biquinho, com seu suave sabor e aroma especial e para finalizar algumas folhas de Ora-pro-nóbis, uma hortaliça tipicamente mineira que garante um sabor especial à pizza.

Vila Gastronômica

No Arraial deste ano, a Praça da Estação contará mais uma vez com a Vila Gastronômica Junina, espaço de alimentação com decoração típica, ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial. O espaço conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG) e a Frente da Gastronomia Mineira. Estarão presentes no espaço os restaurantes Barba Azul, Clube do Milho e da cervejaria Fürst.

Em pesquisa realizada pela Belotur, por meio do Observatório do Turismo, a Vila Gastronômica alcançou nota excelente em 2018: 9, em pontuação de 0 a 10. Com ambientação junina e conjuntos de mesas e cadeiras de madeira, o local proporcionou bastante conforto para o público do Arraial, que pôde degustar receitas de restaurantes típicos mineiros, assim como os pratos vencedores do Concurso Prato Junino, que também foram comercializados no local.
Crédito: Tamires Martins / PBH / Reprodução. 
A Vila Gastronômica pode, inclusive, ser a justificativa de outro bom aspecto registrado pela pesquisa do Observatório do Turismo de 2018, que apontou que o gasto médio por participante no evento foi de R$ 30,50, o que significa aumento de 27% em relação a 2017, quando foi registrado R$ 24,00 de gasto por participante.

Concurso Gastronômico

No último  sábado (15/06), foram apresentados os pratos vencedores do 2º Concurso Prato Junino que também serão comercializados na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte 2019. A competição foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. 

As receitas foram elaboradas pelos alunos em homenagem ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano. Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas foram realizadas de 03 a 07 de junho.  

A comissão julgadora levou em consideração aspectos como a relevância quanto ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além dos quesitos técnicos, a inovação e economicidade. Veja mais detalhes no vídeo:


Os pratos foram julgados por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da Confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura. Abaixo, confira os pratos vencedores:

Promove: Trio Ternura
Trio de bolinhos de mandioquinha recheados com carne de lata e catupiry, com frango e catupiry e com queijo cremoso. Acompanha molho picante.

Estácio de Sá - Milho no Franqueitão
Croquete de milho verde, frango, queijo do Serro, servido com redução de quentão.

Una - Matula da Roça
Pão de milho, carne de porco, couve, geleia de pimenta, farofa crocante de torresmo e cebolinha.

Senac Minas - Pé de Milho
Bolo de milho cremoso com coco e queijo do Serro. Coberto com crosta de pé de moleque e pipoca de quentão.

Pitágoras - Canjica do Sertão
Canjica branca, carne de sol, requeijão de raspa, queijo canastra, manteiga de garrafa e crispy de cebola e couve.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários