#CaféRapidinhas: Festa Junina em BH, UFMG Talks, show do Pato Fu e Copa América Brasil 2019

junho 09, 2019


Vamos dar um giro nas principais notícias da semana e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:

Quadrilha

O Arraial de Belo Horizonte chega à sua 41ª edição e, durante um mês, vai preencher a capital mineira com muita cultura, folclore, tradição e alegria. Já estão confirmadas 40 quadrilhas para o tradicional concurso municipal, parceria com a Comissão Junina Mineira, que acontece na Praça da Estação. Clique aqui para ver a programação completa. Para repetir o sucesso do ano passado, a Festa Junina contará mais uma vez com a Vila Gastronômica, espaço de alimentação com decoração típica, ambientado para receber, com conforto, o público do Arraial.

Exposição

Para entrar ainda mais no clima dos festejos juninos de Belo Horizonte, o Movimento Gentileza, idealizado e coordenado pela voluntária social Ana Laender, oferece uma nova experiência para quem curte a festa ou para aqueles que querem conhecê-la: a Mostra Arraial GentilezaAté o dia 28 de julho, figurinos de 14 grupos juninos da cidade, além de fotos e vídeos que contam a história das tradições juninas, em homenagem às quatro décadas do Arraial de Belo Horizonte. A exposição é gratuita e fica disponível para o público no hall da Prefeitura de Belo Horizonte, na avenida Afonso Pena, 1212.
Crédito: Rodrigo Clemente / PBH / Reprodução. 
UFMG Talks

Física quântica, vacinas, neurociência, criminalidade, arte, manifestações culturais, inteligência artificial. A produção científica da UFMG, nos mais variados campos, será assunto de conversas com o público de Belo Horizonte (MG), a partir desta semana. A Universidade e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inauguram, nesta segunda-feira, 10 de junho, o projeto UFMG Talks. O evento terá início às 19h, com distribuição de senhas a partir das 18h.

Uma vez por mês, com entrada franca, pesquisadores farão breves apresentações, em linguagem acessível, com destaque para as contribuições realizadas pela UFMG, seguidas de trocas com a plateia. A iniciativa da UFMG foi selecionada em edital do CCBB sob a rubrica Ideias. O Centro vai ceder espaço e infraestrutura para os eventos. A segunda edição será em 10 de julho.

Mostra Acadêmica

A primeira Mostra Acadêmica do Instituto de Educação Superior Latino-Americano (IESLA) tem como objetivo difundir a produção de conhecimento (científico e/ou prático) da instituição para que alunos e comunidades possam aplicar no seu dia a dia e se destacar no mercado de trabalho. O evento é aberto ao público e acontece no dia 27 de junho, às 19h, e 29 de junho, de 08h as 12h. Para garantir a sua vaga é necessário fazer inscrição prévia para as palestras, que tem como temas centrais as tendências da inovação e os impactos da transformação tecnológica no futuro dos negócios, a aplicação do marketing digital para monetizar seu trabalho, entre outros assuntos.

Palestra

O jornalista Marcelo Tas, consultor em comunicação, autor e diretor de TV, vai ministrar uma palestra durante o 46° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), entre os dias 16 e 19 de junho, no Expominas. Marcelo Tas vai abordar o tema “Inspiration Time - Comunicação na aceleração digital”, no dia 18, das 15h30 às 16h30. Tas abordará uma nova visão acerca da maneira de se comunicar na era da informação. Outras informações pelo site do evento.

Literatura infantil

Quatro livros de literatura do Grupo Positivo foram selecionados entre os 30 Melhores Livros Infantis do Ano, lista anual da Revista Crescer. A seleção, em sua 14ª edição, foi realizada por 42 jurados e o público. A seleção levou em conta a importância  do tema, criatividade, inovação, qualidade do texto, da ilustração e o projeto gráfico de cada livro.
Crédito: iStock / Reprodução. 
As obras que compõem a lista são: na categoria “O livro como instrumento de mudança”, Um livro pra gente morar (seleção e organização de Silvia Oberg e Ilustrações de Daniel Cabral) e Casa de passarinho (Ana Rosa Costa, com ilustrações de Odilon Moraes); na categoria “Infância: uma leitura pelas cores, brincadeiras e fantasias”, o livro Só de brincadeira (de Leo Cunha, com ilustrações de Anna Cunha); e na categoria “Quando a imaginação prega peças”, Bichos da noite (Mariana Ianelli, com ilustrações de Odilon Moraes).

Show

O show "Música de Brinquedo 2", fruto de uma parceria entre a banda mineira @PatoFu e o @GrupoGiramundo, desembarca no @Inhotim no dia 15 de junho. O repertório é diversão garantida para toda a família, com clássicos da música pop nacional e internacional interpretados com a ajuda de brinquedos, instrumentos em miniatura, monstros cantantes e muito mais.
Crédito: Banda Pato Fu / Divulgação. 
O Pato Fu continua formado pelo núcleo original Fernanda Takai, John Ulhoa e Ricardo Koctus. Glauco Mendes (bateria) e Richard Neves (teclados) completam a banda que, para esse show, tem também Thiago Braga e Camila Lordy nos mais variados tipos de brinquedos e miniaturas. Nos vocais de apoio: Groco e Ziglo, monstrinhos criados pelo Grupo Giramundo de Bonecos, manipulados pelos mestres Marcos Malafaia, Beatriz Apocalypse e Ulisses Tavares. O ingresso para entrada no Inhotim custa R$ 44 (R$ 22 a meia). Na quarta-feira, exceto feriados, a entrada é gratuita.

Música

A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) lançou nesta semana a música-tema da Copa América Brasil 2019: “Vibra Continente”, interpretada pelo cantor baiano @LéoSantana e a cantora colombiana @KarolG. O videoclipe, dirigido por Thiago Calviño, valoriza os torcedores, um dos principais protagonistas deste espetáculo esportivo, com o intuito de transmitir a energia da música, a alegria e admiração a um esporte que une povos e países. A produção também teve algumas locações gravadas em uma comunidade carioca e também no Maracanã, o templo sagrado do futebol brasileiro e mundial. Abaixo, assista o vídeo:


Torneio

A 46ª edição da Copa América Brasil 2019 retorna ao Brasil depois de 30 anos e será disputada em cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e por 12 seleções participantes. Além dos dez países sul-americanos membros da CONMEBOL (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), Japão e Catar participarão como convidados.

Após o sorteio, realizado no início do ano no Rio de Janeiro, o Grupo A ficou composto por Brasil, Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B tem Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar, enquanto o Grupo C ficou com Uruguai, Equador, Japão e Chile. Os ingressos para a competição podem ser adquiridos no site oficial ou em um dos cinco Centros de Ingressos localizados nas cidades-sede.

Funk

Considerada a maior produtora de funk do Brasil e um dos canais mais assistidos no Youtube mundial, a @KondZilla completou 8 anos e lançou um novo site, mais moderno e com um novo layout. Além disso, a produtora musical e audiovisual está prestes a alcançar a marca de 50 milhões de inscritos no Youtube, se tornando o quarto canal do mundo a atingir este feito. Outra novidade é o lançamento do Canal Portal Kondzilla no Youtube, com conteúdo de vídeo 100% criado para o jovem de favela, que irá ao ar assim que atingir 1 milhão de inscritos na plataforma.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários