#Gastronomia: Petiscos inéditos são as estrelas da 20ª edição do Comida di Buteco em Belo Horizonte

abril 10, 2019


De 12 de abril a 12 de maio acontece a 20ª edição do festival gastronômico @ComidaDiButeco em Belo Horizonte. O evento – que teve início na capital mineira e se espalhou por todo Brasil, é conhecido por ser valorizar pratos típicos da chamada "cozinha raiz". Com petiscos inéditos criados especificamente para esta edição, a novidade deste ano é que todos os pratos participantes terão preço fixo de R$ 20 em comemoração aos 20 anos do concurso. 

Em Minas Gerais, as cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia, Poços de Caldas, Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano também participam desta edição. O concurso que teve origem no ano de 2000 em BH e, atualmente, cobre todo o país, também está sendo realizado simultaneamente em 21 cidades do país. Além disso, desde 2016 o concurso elege também o "MELHOR BUTECO DO BRASIL".

Os estabelecimentos selecionados para participar são classificados pela organização do #ComidaDiButeco como “ESPONTÂNEOS”. Trata-se de estabelecimentos em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias e que muitas vezes se originou na própria casa da pessoa. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes, outras pessoas da família do dono trabalham ali também.

Numa trajetória onde muitas histórias de vidas foram contadas e transformadas, o concurso já extrapolou sua natureza e se tornou um grande movimento nacional de valorização da cultura de buteco e cozinha de raiz. 

Ele é, propositadamente, realizado simultaneamente e na mesma época do ano  (abril/maio) em todas as cidades, num esforço  de demarcação de ABRIL como MÊS DO BUTECO NO BRASIL. E assim, valorizar e dar importância de calendário à esse  ícone da sociabilidade brasileira, o BUTECO. Abaixo, confira os locais dos bares participantes em BH:


“Fico muito impressionado com a capacidade que o Comida di Buteco tem de transformar a realidade das famílias daquele pequeno empreendedor do setor de bares e restaurantes, ajudando a construir um Brasil melhor”, analisa Paulo Solmucci, presidente Nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

O campeão de 2018 foi o Bar Bambú (Rua Divisa Nova, 670, Bairro Salgado Filho, BH/MG) que venceu o concurso pela primeira vez. O prato em destaque foi o "Pirô na batatinha", de batata recheada com copa lombo assado e desfiado com requeijão cremoso e regado com molho barbecue. 

Já nesta edição eles vão oferecer o petisco "Bem combinado", com bisteca assada, servida com purê de mandioca, crocância de torresmo e molho de panceta. Nestes 20 anos de #ComidaDiButeco, o estabelecimento que mais participou foi o Café Palhares, no centro da cidade. Ele já disputou em 15 concursos e, nesta edição, concorre com um prato de bolinhos de carne bovina moída empanados na batata palha.

Como funciona?

Na primeira etapa do #ComidaDiButeco, em cada uma das cidades os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco leva 70%  do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. 

Já na segunda etapa do concurso, em junho, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR  BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

Viabilidade

De acordo com os organizadores, o @ComidaDiButeco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas, pois nenhum buteco participante paga nada para participar nem é obrigado a consumir nenhum produto dos patrocinadores.

“O Comida Di Buteco é um concurso democrático e que valoriza o potencial gastronômico regional presente em diversas cidades do país”, afirma Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander. 
Fotos: Divulgação / Reprodução. 
“Dentro de nossa proposta de apoiar inovações empreendedoras e culturais, enxergamos a gastronomia como uma grande forma de expressão de nosso povo, além de representar uma cadeia geradora de empregos e renda”, completa Patrícia.

Durante o período do concurso, o @BancoSantander realizará diversas ações nos locais participantes, inclusive um jogo americano personalizado, e presença com destaque nas peças de merchandising presente em todos os butecos participantes. Além disso, os clientes do banco que efetuarem o pagamento com cartões do banco ou com o Santander Pass terão 10% de desconto no valor da batata frita participante do concurso.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários