#Tecnologia: Aplicativo ajuda mulheres a classificar locais considerados com risco de assédio

abril 08, 2019

Foto: Freepick / Reprodução. 
Chega de assédio! Esta é a proposta do aplicativo #SafeGirl, criado pelos estudantes Mateus Bezerra da Silva (Universidade Federal do Amapá), Vitor Hugo Moraes e Brenda Sá (Universidade Federal do Maranhão). A iniciativa deles foi selecionada como finalista do programa Campus Mobile, do Instituto NET Claro Embratel. Para baixar o aplicativo, clique aqui.

A competição conta também com o apoio da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC/USP) e o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que incentiva a formação de talentos junto a alunos universitários e recém-formados para atuação no mercado de conteúdos e novos serviços de telefonia móvel

O app incentiva mulheres a compartilhar as experiências que vivenciam nos lugares que frequentam, a partir de uma classificação com diferentes graus de segurança. “A plataforma serve para empoderar as mulheres, reduzindo o número de casos de violência, combatendo diversas formas de opressão e proporcionando um espaço de promoção e proteção dos Direitos Humanos”, comenta Mateus. 

Além da classificação dos locais, outras funcionalidades devem ser adicionadas no aplicativo, como descontos para usuárias, acesso às leis que garantem seus direitos e também o contato de organizações de enfrentamento à violência contra mulher

Vale do Silício 

O aplicativo dos estudantes concorre com outros dois projetos na categoria Diversidade do Campus Mobile. Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto NET Claro Embratel com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, Twitter e até mesmo a Universidade de Stanford, para finalizarem os projetos. O resultado final, com a indicação dos vencedores, será divulgado no dia 06 de maio.  

Na 7ª edição, o Campus Mobile já premiou 18 aplicativos ao longo dos últimos anos. Durante o programa os participantes selecionados recebem monitoria de especialistas da área de inovação para o aperfeiçoamento dos projetos. Eles também participam de uma semana presencial em São Paulo, que conta com maratona de programação, palestras e visitas a empresas parceiras.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários