#CaféRapidinhas: Geração Xuxa, palestra na UFMG, cooperativismo mineiro e curso de espanhol em BH

março 09, 2019


Vamos dar um giro nas principais notícias da semana e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:

Pesquisa

Um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), aponta que 80% das crianças entre 9 e 17 anos estão conectadas à internet, sendo que 97% nas classes sociais A e B, 85% na classe C e 51% nas classes D e E. O levantamento mostra ainda que 66% das crianças acessam a internet mais de uma vez por dia, principalmente pelo celular (83% dos entrevistados usam smartphones na hora de se conectar).
Especialistas recomendam que crianças acessem a internet com a mediação dos pais e com limitação de tempo por hora e/ou dia. Crédito: iStock / Reprodução. 

No que diz respeito a saúde, o tempo gasto ao celular pode ser prejudicial, já que 21% das crianças e adolescentes deixam de comer ou dormir por causa da internet e 17% dos entrevistados já fizeram buscas sobre formas de emagrecer. Para os especialistas da Sociedade Brasileira de Pediatria, o ideal é limitar o tempo de exposição às mídias ao máximo de 1 hora por dia, isso, para crianças entre 2 a 5 anos de idade. Para os adolescentes é preciso ficar de olho e não deixá-los isolados nos seus quartos ou permitir que ultrapassem as horas saudáveis de sono para ficar na internet.

Estreia

Após cinco anos, a apresentadora @XuxaMeneghel está novamente à frente de um programa infantil. A Rainha dos Baixinhos estreia o Geração Xuxa, uma produção original do @PlayPlus, plataforma streaming e VoD do Grupo Record, que estreia dia 11 de março com seis episódios semanais e exclusivo para assinantes. 
Crédito: PlayPlus / Divulgação. 

O formato da atração se adéqua à nova geração de baixinhos, que já nasceu digital em um mundo conectado, repleto de estímulos e tecnologia. A cada episódio, a apresentadora recebe um convidado mirim desta nova geração, um artista ou influencer digital e crianças que ajudam a solucionar problemas ou dão sua opinião sobre grandes questões participando de dinâmicas. 

Lazer

Neste domingo (10/03) será realizada mais uma edição do projeto Escola Bike Anjo no Minas Shopping. Das 09h às 13h, serão oferecidas aulas gratuitas a pessoas de todas as idades no espaço coberto do estacionamento G2. Além das aulas, as primeiras 20 pessoas a chegarem ao local receberão massagem gratuita. Ao longo da programação, cerca de 30 pessoas terão direito a aulas individuais de aproximadamente meia hora. Além das orientações básicas, os voluntários do projeto oferecerão instruções básicas sobre segurança no trânsito e vão auxiliar o público a fazer pequenos reparos nas bicicletas

Aplicativo

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) disponibilizou, de forma gratuita, na PlayStore, o aplicativo O Mundo dos Venenos. O app funciona como um e-book de quadrinhos educativos sobre animais peçonhentos e foi desenvolvido por Juliana Moraes, no período que ainda era bolsista do programa BIC-Jr na Funed, em 2017. 
Crédito: Funed / Divulgação. 

Com plataforma simples e dinâmica, o app dispõe de um guia de apresentação do projeto e outras duas áreas, divididas em “Serpentes” e “Aranhas”, e cada uma possui duas histórias que abordam de maneira lúdica um tema que por vezes é alvo de mitos. Para baixar o aplicativo, clique aqui.

Webinar

O que preciso para que a minha empresa possa importar? Quais os principais custos? Como efetuar a contratação de frete? Essas são algumas das principais questões que serão debatidas na próxima terça-feira, 12 de março, de 14h às 15h, em um webinar gratuito.  Márcio Motta, CEO da @Monetizze, comanda um bate-papo sobre o assunto com o diretor de Negócios Internacionais da Jetlog, Flavio Ricardo Rodrigues, com 22 anos de experiência na área de Comércio Exterior e Internacional e Rafael Rez, fundador da Web Estratégica e autor do livro Marketing de Conteúdo: A moeda do século XXI.  As inscrições para o Webinar de Aquecimento do Hangar Monetizze 2019 são gratuitas, por meio deste link.

 

Palestra

A Editora UFMG lançará, no próximo dia 12 de março, o livro Crises de memória e a Segunda Guerra Mundial com a presença da autora Susan Suleiman. O lançamento acontecerá das 14h às 16h no auditório do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2), da UFMG, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte. Na ocasião, a autora realizará palestra sobre o livro com mediação da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida. Além de Belo Horizonte, a autora também participa de lançamentos em São Paulo e Campinas: no dia 11 de março, às 16h, ela estará no Centro de Pesquisa e Formação do SESC (SP); no dia 13, às 19h, no Unibes Cultural (SP); e no dia 14 de março, às 14h30, no Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp (Campinas).

Ciência

Uma capixaba de 37 anos foi reconhecida como uma das melhores jovens cientistas trabalhando atualmente. A astrofísica Marcelle Soares-Santos vai receber uma bolsa de US$ 70 mil, para investir da maneira que julgar melhor em seu trabalho, da Fundação Alfred P. Sloan, que desde 1955 escolhe os mais proeminentes jovens cientistas. 
Marcelle e a câmera que ajudou a construir, usada no projeto Dark Energy Survey. Foto: SIMI / Reprodução. 

Marcelle é professora assistente de Física na Universidade Brandeis, nos Estados Unidos, e estuda a natureza da expansão acelerada do universo usando dados de alguns dos telescópios mais poderosos já construídos. Além disso, ela coordena uma equipe no Fermilab, um dos mais renomados centros de pesquisa em física de partículas, que ajudou a detectar uma fusão de estrelas de nêutrons pela primeira vez e atualmente está ajudando a criar um método novo para determinar a constante de Hubble.

Voe Mulheres

A diretora de relacionamento estratégico da Monetizze, Fernanda Campos, é uma das principais convidadas do evento "Voe Mulher", que será realizado no dia 22 de março, às 18h, no espaço Game Show  Tec do Sebrae, no Mineirão. A palestra “Introduzindo Mulheres na Tecnologia” terá como gancho centrar o tema proposto pela ONU Mulheres neste mês de março. É que segundo a Organização a inovação e tecnologia trazem oportunidades sem precedentes, no entanto, as tendências atuais indicam que as lacunas digitais estão se ampliando. E que as mulheres estão representadas de maneira insuficiente nos campos da ciência, tecnologia, engenharia, matemática e design. Para adquirir o seu ingresso, clique aqui. 

Cooperativismo

Varginha será a primeira cidade mineira a receber o Workshop de Lançamento do Dia de Cooperar (Dia C) 2019, movimento de voluntariado desenvolvido há 10 anos pelo Sistema Ocemg. O evento será realizado nos dias 13 e 14 de março, na sede da Coccamig (Alameda do Café, 1000 - Jardim Vale dos Ipes, Varginha). As inscrições, para dirigentes e colaboradores de cooperativas, são gratuitas e vão até 7 de março. Para participar, os interessados devem baixar a ficha de inscrição neste link e, após o preenchimento, enviar o documento para o e-mail: inscricao@minasgerais.coop.br. No dia de realização do evento, pede-se a doação voluntária de dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e óleo), que serão destinados a instituições beneficentes. Outras informações pelos telefones (31) 3025-7134, 3025-7110 ou 3025-7109.

Oportunidade

Até o dia 22 de março, jovens de 17 e 18 anos poderão se inscrever para a primeira edição do Programa Jovem Aprendiz Vallourec Mineração 2019. Serão oferecidas 25 vagas para o curso de Eletromecânica e 25 vagas para o curso de Operador de Mina. A iniciativa é fruto da parceria entre a Vallourec Mineração e o Senai Nova Lima
Crédito: Senai / Reprodução. 
Podem participar jovens nascidos entre 1º de março de 2001 e 1º de março de 2002, que tenham Ensino Médio completo ou estejam frequentando a partir do 2º ano. Para se inscrever é necessário apresentar original e cópia do documento de identidade, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência e de alistamento militar ou certificado de reservista, para os homens. Para mais informações a respeito do processo, confira o edital disponível neste link.

Curso

O Instituto Cervantes está com inscrições abertas para cursos de espanhol regular, intensivo e extensivo, com horária total de 30 horas. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. Os preços são promocionais para ex-alunos, que recebem 10% de desconto. Alunos e ex-alunos da PUC e FUMEC terão 20% de desconto. Horários promocionais também terão descontos de 10% e não são cumulativos. O Instituto Cervantes BH oferece aos seus alunos um amplo quadro de horários e está localizado na Praça Milton Campos, 16, 2º andar, Serra, na região centro-sul da capital mineira.

Selfie

O @ShoppingEstaçãoBH preparou cenários incríveis para quem gosta de fotografia e não perde a chance de postar nas Redes as suas mais diversas experiências. Três paredes foram decoradas com itens iluminados, coloridos e instamagráveis, para que o visitante possa tirar selfie, produzir vídeo ou boomerang, aumentando a sua popularidade e garantindo aquela desejada #ChuvaDeLikes
Crédito: Pixabay / Reprodução. 
Os cenários estão localizados no piso L3 ao lado da academia SmartFit. “A onda de oferecer cenários instamagráveis é uma tendência relacionada a mudança de comportamento da era moderna. Quisemos brincar e interagir com esse público que não resiste a compartilhar um belo clique na rede social”, destaca o líder de marketing do Shopping Estação BH, Rodrigo Souza.

Arquitetura

Em tempos em que nos conectamos cada vez mais ao mundo digital, os modos de ensino e aprendizagem necessitam ser repensados, sobretudo no espaço em que alunos e professores utilizam. O modo como o ambiente escolar é construído pode fazer a diferença. Pensando na arquitetura como forma de ajudar na educação é que a arquiteta Renata Ferreira, especialista em construção e reforma de escolas e Maria Carolina Mariano, diretora da Casa Fundamental, escola construída em um galpão industrial desativado e premiada pelo seu projeto arquitetônico pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), vão debater no dia 26 de março, às 19h, na Mobília Soluções Corporativas, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, como a arquitetura está trabalhando essa nova realidade das escolas contemporâneas dentro dos projetos, sem precisar de medidas radicais ao ponto de tentar – e provavelmente falhar - proibir o uso de celulares e outros gadgets. A palestra é voltada tanto para diretores de escolas, como para pais de alunos.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários