#Reflexão: Tweet racista de Cocielo é só a ponta do iceberg do racismo nosso de cada dia

julho 03, 2018


Toda vez que um caso de RACISMO ganha destaque nas redes sociais e na mídia, fico me perguntando onde essas pessoas tiram da cabeça que aquilo dali é só uma piada ou até mesmo um retrato do senso comum. Racismo não é piada, nem senso comum. Humor é legal quando as duas pessoas (ou mais) riem juntas da piada, e não uma só. Melhor, preconceito nenhum pode ser encarado como piada.

O que youtuber paulista Júlio Cocielo postou no Twitter foi uma frase racista. E por mais que ele, homem branco heterossexual não aceite essa alcunha, ele é (ou teve uma atitude) RACISTA. Na oportunidade, vários internautas resgataram vários tweets racistas de Cocielo. Sem querer problematizar, mas já problematizando, o tweet racista de Cocielo é só a ponta do iceberg do racismo nosso de cada dia.

No artigo de Tony Goes, publicado na Folha de S. Paulo, é possível ver algumas pérolas do youtuber. O autor questiona ainda o porquê dessas marcas não prestarem atenção no histórico ou no conteúdo desses influenciadores digitais. "Muitos desses tuítes foram salvos por internautas, e são mesmo de virar o estômago. Coisas como “Porque o Kinder ovo é Preto por fora e Branco por dentro?... porque se ele fosse Preto por dentro o brinquedinho seria roubado, KKK (sic)”. Ou “nada contra os negros, tirando a melanina...”.

Assim como Cocielo, as pessoas que são racistas não admitem porque o peso da palavra RACISTA pode ser avassalador....como está sendo para ele. No caso que levantou toda essa discussão em especial, Cocielo afirmou que o jogador francês Mbappé "conseguiria fazer uns arrastão top na praia" por ser um “homem negro que corre muito rápido”. Sim, o arrastão no Brasil, no subconsciente de algumas pessoas está ligado ao negro. Ou seja, o homem negro é associado ao crime, quando não é extremamente objetificado sexualmente.

Se tem algo de bom disso tudo é que estamos falando sobre RACISMO. E que bom que estamos falando de racismo em um país de maioria negra, cujo tema é invisibilizado pela mídia tradicional e até mesmo pela sociedade, de um modo geral.

E que bom que as pessoas estão falando mais sobre racismo e mostrando para as outras pessoas não pretas e para a mídia que #racismonãoépiada. Isso já é um passo importante para a nossa sociedade patriarcal e completamente preconceituosa. Abaixo, assista um vídeo bastante esclarecedor sobre todo este assunto:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários