#Marketing: Desculpa patrocinada de Neymar Jr. negativa ainda mais a imagem do atleta

julho 31, 2018

Foto: CBF / Getty Imagens / Reprodução. 

Neymar Jr. voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no último domingo (29/07). Não pelo fato do atleta ter voltado aos campos pelo Paris Saint-Germain (PSG) após a Copa do Mundo de 2018, mas sim por ter inaugurado uma nova modalidade de marketing: a desculpa patrocinadaMas, o que era para ser algo positivo, se tornou algo ainda mais negativo para o atleta.

Durante o intervalo comercial do Fantástico, da TV Globo, o atleta surgiu estrelando a nova campanha da Gillete, não para apresentar os novos produtos da empresa, e sim para se desculpar com o público pelo seu mau desempenho na Copa da Rússia. No vídeo com 90 segundos de duração o jogador pede desculpas, admite exageros no torneio, desabafa sobre as críticas e pede apoio do público para seguir em frente. 

Veja também: 
- Comercial em que desabafa é mais uma bola fora de Neymar
- Neymar já usou comerciais para se defender de críticas
- Repercussão assusta, mas Gillette seguirá ação com Neymar 
- Publicitário Washington Olivetto aconselha Neymar a sair da mídia

Em um dos trechos mais polêmicos do vídeo, @NeymarJr fala o seguinte: "Você pode achar que eu caí demais, mas a verdade é que eu não caí. Eu desmoronei. (...) Podem achar que exagero, mas o real é que sofro dentro de campo. Na boa, você não imagina o que passo fora dele. Quando pareço malcriado, não é porque sou mimado. É que não aprendi a me frustrar". Assista ao vídeo, abaixo:

Sofre com o quê, Neymar? É a pergunta que mais se lia nas redes sociais. Com um contrato de US$ 7,1 milhões (R$ 26,5 milhões) da Gillette – empresa que pertence ao grupo americano Procter & Gamble, o jogador de futebol é desde 2015 embaixador global da marca. Mas esse é apenas um dos outros vários contratos publicitários do atleta que vai a telefone celular, remédio, marca de roupas, entre outros.

O fato é que a propaganda soa uma medida desesperada de recuperar a imagem do atleta que, após a #Copa2018, se transformou em uma piada mundial por conta dos seus tombos e exageros em campo. Os seus tombos dramáticos viraram meme e, até mesmo verbo, quando uma pessoa se refere a “algo ou alguém que cai toda hora”. Se já desconfiávamos disso, nesta última Copa do Mundo Neymar Jr. passou uma imagem de arrogante, que não sabe ouvir não e o pior: que não tem humildade de admitir os seus próprios erros.

Segundo a Gillette, a peça não foi feita para melhorar a imagem de Neymar e faz parte de uma nova campanha “Um novo homem todo dia”, que convida todos os homens, inclusive o craque, a refletirem sobre as novas chances que cada dia oferece para se tornarem "melhores do que ontem". Não colou. Faltou sinceridade. 

A verdade é que a polêmica só serviu para piorar a imagem dele, cada vez mais associado ao marketing pessoal, tentando construir uma imagem de (falso) ídolo do futebol que, nos últimos tempos, não se reflete nos gramados.


 


  





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários