#Marketing: Desculpa patrocinada de Neymar Jr. negativa ainda mais a imagem do atleta
julho 31, 2018Foto: CBF / Getty Imagens / Reprodução. |
Neymar Jr. voltou a ser um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no último domingo (29/07). Não pelo fato do atleta ter voltado aos campos pelo Paris Saint-Germain (PSG) após a Copa do Mundo de 2018, mas sim por ter inaugurado uma nova modalidade de marketing: a desculpa patrocinada. Mas, o que era para ser algo positivo, se tornou algo ainda mais negativo para o atleta.
Durante o intervalo comercial do Fantástico, da TV Globo, o atleta surgiu estrelando a nova campanha da Gillete, não para apresentar os novos produtos da empresa, e sim para se desculpar com o público pelo seu mau desempenho na Copa da Rússia. No vídeo com 90 segundos de duração o jogador pede desculpas, admite exageros no torneio, desabafa sobre as críticas e pede apoio do público para seguir em frente.
Veja também:
- Comercial em que desabafa é mais uma bola fora de Neymar
- Neymar já usou comerciais para se defender de críticas
- Repercussão assusta, mas Gillette seguirá ação com Neymar
- Publicitário Washington Olivetto aconselha Neymar a sair da mídia
Em um dos trechos mais polêmicos do vídeo, @NeymarJr fala o seguinte: "Você pode achar que eu caí demais, mas a verdade é que eu não caí. Eu desmoronei. (...) Podem achar que exagero, mas o real é que sofro dentro de campo. Na boa, você não imagina o que passo fora dele. Quando pareço malcriado, não é porque sou mimado. É que não aprendi a me frustrar". Assista ao vídeo, abaixo:
Sofre com o quê, Neymar? É a pergunta que mais se lia nas redes sociais. Com um contrato de US$ 7,1 milhões (R$ 26,5 milhões) da Gillette – empresa que pertence ao grupo americano Procter & Gamble, o jogador de futebol é desde 2015 embaixador global da marca. Mas esse é apenas um dos outros vários contratos publicitários do atleta que vai a telefone celular, remédio, marca de roupas, entre outros.
O fato é que a propaganda soa uma medida desesperada de recuperar a imagem do atleta que, após a #Copa2018, se transformou em uma piada mundial por conta dos seus tombos e exageros em campo. Os seus tombos dramáticos viraram meme e, até mesmo verbo, quando uma pessoa se refere a “algo ou alguém que cai toda hora”. Se já desconfiávamos disso, nesta última Copa do Mundo Neymar Jr. passou uma imagem de arrogante, que não sabe ouvir não e o pior: que não tem humildade de admitir os seus próprios erros.
Segundo a Gillette, a peça não foi feita para melhorar a imagem de Neymar e faz parte de uma nova campanha “Um novo homem todo dia”, que convida todos os homens, inclusive o craque, a refletirem sobre as novas chances que cada dia oferece para se tornarem "melhores do que ontem". Não colou. Faltou sinceridade.
A verdade é que a polêmica só serviu para piorar a imagem dele, cada vez mais associado ao marketing pessoal, tentando construir uma imagem de (falso) ídolo do futebol que, nos últimos tempos, não se reflete nos gramados.
O Brazyl reclamou de um ídolo fake, nossos publicitários entregaram um pedido-de-desculpas-merchan, escrito por terceiros. O parque de areia antialérgica jamais decepciona.https://t.co/o0Vj6778BN— madeleine lacsko (@madeleinelacsko) 30 de julho de 2018
Caio Ribeiro: “Não era hora de Neymar se esconder atrás de texto publicitário” #TrocadePasses pic.twitter.com/K2gFvJhlcn— globoesportecom (@globoesportecom) 31 de julho de 2018
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.
0 comentários