#FakeNews: Veículos de comunicação vão atuar contra a disseminação de notícias falsas na Web

julho 30, 2018



A partir do dia 06 de agosto, a Google Brasil, Facebook, entidades de fomento jornalístico e mais 24 veículos de comunicação se unem para a checagem de notícias relacionadas às #Eleições2018 no Brasil por meio do projeto Comprova

O principal objetivo dessa iniciativa é atuar contra as Fake News – que são nada mais, nada menos, do que a produção e disseminação de notícias falsas, boatos, mentiras e distorções da realidade na internet, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp.

A iniciativa terá a coordenação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento Jornalismo (Projor), da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o suporte técnico e financeiro da Google Inc. e do Facebook. 

Ainda, o Comprova possui a colaboração do First Draft, um projeto no Centro Shorenstein na Escola Kennedy de Harvard e da Google News Initiative que trabalha com redações do mundo todo para elevar a qualidade do jornalismo e eliminar conteúdo enganoso.

De acordo com os organizadores do projeto, os jornalistas e redações envolvidos foram treinados nas ferramentas de verificação para identificar a desinformação na internet com técnicas sofisticadas de manipulação da opinião. 

A ideia é que os editores e produtores de conteúdo desses veículos trabalhem juntos para desmistificar falsas informações para criar textos, cards, infografias e vídeos curtos para distribuir os desmentidos em formatos acessíveis e compartilháveis. Além disso, o Comprova receberá de usuários, através de uma conta especial do WhatsApp informações consideradas suspeitas.

Além da Agence France-Presse no Brasil, o Comprova conta com participação dos principais jornais, emissoras de televisão, rádios e sites do país, tais como: Bandnews, Canal Futura, Correio do Povo, EXAME, Folha de São Paulo, Gazeta do Povo, Jornal do Comércio, Metro Brasil, Nexo Jornal, O Estado de São Paulo, Poder360, Revista Piauí, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.

“O volume de conteúdo problemático circulando no Brasil é tão importante que uma única redação não daria conta. Ao treinar as redações e unir forças, acreditamos que essa iniciativa pode ter um impacto duradouro no Brasil”, explica Clare Wardle, diretora da First Draft, que também está por trás do projeto.

Fato ou Fake 

Paralelamente a iniciativa do Comprova, o Grupo Globo resolveu unir os seus principais veículos jornalísticos e criou algo parecido, o Fato ou Fake. A proposta, lançada nesta segunda-feira (30/07), é que a apuração das notícias que andam circulando na internet, redes sociais e aplicativos de troca de mensagens seja feita em conjunto por jornalistas do G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo.

Diariamente, esses profissionais farão um monitoramento para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas na web para que se esclareça ao público o que é notícia (fato) e o que é falso (fake)

Também haverá um "bot" (robô) no Facebook e no Twitter que responderá o que é falso ou verdadeiro, caso o assunto já tenha sido verificado pelos jornalistas da Globo. Além disso, por meio de um número de WhatsApp, usuários cadastrados poderão ver os links das checagens realizadas.

A equipe do Fato ou Fake também irá checar discursos de políticos, conferindo selos às declarações. O objetivo é confrontar as versões dadas como oficiais e impedir a difusão de rumores. 

De acordo com os organizadores, o trabalho do grupo – que não se resumirá ao período eleitoral – é destinado a apurar fatos comprováveis e, além disso, não serão abordadas opiniões nem dados lastreados em observações de tendências ou previsão de acontecimentos futuros.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários