#SegundoSol: Novela das 9 enaltece o valor da composição e do direito autoral

junho 20, 2018



Há um mês, o ritmo do axé music vem embalando as cenas da novela das 9 TV Globo, #SegundoSol, e retratando um assunto de extrema importância para muitos profissionais que vivem da música: o direito autoral

Através do personagem Beto Falcão, interpretado pelo ator Emílio Dantas, a novela apresenta a história de um cantor que, após ser dado como morto, começa a ter suas músicas mais executadas em shows, rádios, bares e outros locais e sua família se reestrutura financeiramente quando começa a receber mais direitos autorais, devido ao sucesso “póstumo”.  

Destacar, em rede nacional, a importância do direito autoral é imprescindível para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da música e fazer com que a sociedade reconheça o valor do artista. A música é emoção, diversão e arte. 

Mas também é investimento, trabalho duro e negócio. Os compositores, intérpretes e músicos são profissionais que vivem do seu trabalho. E o Ecad, que trabalha para manter a música viva, destaca a relevância de trazer este tema para construir uma sociedade mais consciente sobre o importante trabalho do artista.

Uma curiosidade: a canção “Axé pelô”, responsável pelo sucesso de Beto Falcão, foi criada especialmente para o folhetim pelos autores Marquinhos Osócio e Rô Case.

Releituras 

“Segundo Sol” traz também clássicas canções do axé que fizeram sucesso na década de 90 e no início dos anos 2000, como “Mal acostumada”, “Beleza rara” e “Me abraça”, que agora ressurgem nas vozes de novos intérpretes e que, muito provavelmente, despontarão nos rankings de execução pública nos próximos meses, como normalmente ocorre com as músicas que compõem as trilhas sonoras de novelas.

De acordo com estudos feitos pelo Ecad, algumas das músicas inseridas na trilha da novela, nos últimos cinco anos, foram mais tocadas em shows e também nos segmentos de “Música ao Vivo”, “Carnaval” e “Rádios”.

Sucesso

Além disso, “O segundo sol”, música de abertura da novela das 9 da Globo, foi composta por Nando Reis e cadastrada no Ecad em 1999. A canção, que ficou marcada na voz de Cássia Eller, foi regravada pela banda @BaianaSystem especialmente para o folhetim. 
Crédito: TV Globo / Reprodução. 

De acordo com dados do Ecad, a obra composta por Nando Reis já possui 37 versões cadastradas no seu banco de dados, sendo interpretadas por artistas como Elymar Santos, Moska e Detonautas.

Conforme estudo do Ecad, “O segundo sol” é a segunda obra que mais rendeu direitos autorais ao compositor nos últimos cinco anos, ficando atrás apenas da canção “Do seu lado”. Além das plataformas de streaming, a música foi mais tocada nos segmentos de “Rádios”, “Música ao Vivo” e “Shows”.

Veja abaixo o ranking das músicas compostas por Nando Reis que foram mais tocadas nos últimos cinco anos em shows, rádios, casas de festas, música ao vivo, entre outros segmentos:

1) All star (Nando Reis)
2) O segundo sol  (Nando Reis)     
3) Pra você guardei o amor (Nando Reis)
4) Sutilmente (Nando Reis/Samuel Rosa)
5) Relicário (Nando Reis)
6) Os cegos do castelo (Nando Reis)      
7) Só posso dizer (Nando Reis)
8) Por onde andei (Nando Reis)
9) Resposta (Nando Reis/Samuel Rosa)
10) Luz dos olhos (Nando Reis)





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários