#AntroPOPhagia: Zélia Duncan e Beatriz Azevedo fazem show inédito em Ouro Preto e Mariana

agosto 16, 2017

Foto: Divulgação. 

Ouro Preto e Mariana recebem, nos dias 18 e 19 de agosto, o encerramento dos projetos Roteiro das Minas e AntroPOPhagia, que, desde o início do ano, vêm debatendo o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, nas cidades barrocas, com uma série de ações multiculturais. 

O fechamento acontecerá com a apresentação do show AntroPOPfagia, com participação de Beatriz Azevedo e Zélia Duncan. Elas se apresentam gratuitamente no dia 18 de agosto, às 21h, no Largo do Rosário, em Ouro Preto, e no dia 19 de agosto, no mesmo horário, na Praça Minas Gerais, em Mariana.

Originalmente gravado no Lincoln Center, em Nova York, o disco antropofagia traz composições musicais de Beatriz Azevedo em arranjos antropofágicos, devorando o jazz, a música brasileira, o afrobeat, o jongo, e diversos outros ritmos. Em Ouro Preto e Mariana serão apresentadas, ainda, músicas compostas em parceria pelas duas artistas e composições inéditas de Beatriz Azevedo.

A apresentação também terá um viés contestador. Durante o show, serão feitas projeções, abordando perspectivas históricas da antropofagia, referências sobre o contato dos portugueses com os índios e menção a temáticas atuais, como o compartilhamento digital e a defesa de uma filosofia do matriarcado. 

A banda que acompanha as artistas é composta por Domenico Lancellotti na bateria (Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil etc), Antonio Guerra nos teclados (Mart’nalia, Martinho da Vila etc), Marcos Campello na guitarra (Ava Rocha, Negro Leo etc) e Angelo Ursini nos sopros. Abaixo, assista o clipe com Beatriz Azevedo e Zélia Duncan (Toda Sorte, de Beatriz Azevedo): 

Cultura para Todos

De acordo com o secretário de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, “o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. O projeto Roteiro de Minas primou por estabelecer diversos encontros musicais, cênicos e poéticos ao longo do ano em Ouro Preto. Tal como o espírito que norteou os modernistas em Minas Gerais, a realização deste projeto foi crucial para a retomada e redescoberta da Casa Ópera, teatro mais antigo das Américas em funcionamento. No mês do patrimônio, o Projeto Roteiro de Minas vem presentar Ouro Preto, primeira cidade no Brasil declarada Patrimônio Cultural da humanidade, com mais uma importante atividade cultural para toda a população ouropretana".

Para o secretário de Cultura e Turismo de Mariana, Efraim Rocha, o projeto AntroPOPhagia chega à Mariana num momento de muita relevância cultural. “Mariana busca resgatar (e está pelas últimas ações fazendo isto) a sua identidade como importante centro cultural de Minas Gerais, mostrando a sua vocação especial para as artes, aqui nascida no início do Século XVIII e sempre viva e atuante nas mais variadas manifestações. A iniciativa é uma oportunidade de os marianenses incorporarem ainda mais cultura ao seu viver. Nos seus 321 anos, Mariana agradece por ter sido incluída neste programa e espera que as expectativas se concretizem de maneira eficaz, tanto para os idealizadores da iniciativa quanto para a cidade”, afirma.

Os projetos Roteiro das Minas e AntroPOPhfagia têm patrocínio da Cemig, através da Lei estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio institucional das secretarias de Patrimônio, Cultura e Turismo de Ouro Preto e Mariana.

SERVIÇO
Roteiro das Minas, em Ouro Preto
18 de agosto, às 21h
Largo do Rosário – Rosário

antroPOPfagia, em Mariana
19 de agosto, às 21h
Praça Minas Gerais - Centro




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários