#FactChecking: Curso online gratuito quer ensinar jornalistas a apurar notícias falsas

junho 03, 2017



A checagem de informações sempre foi uma parte fundamental do trabalho jornalístico. Contudo, com as redes sociais e a rapidez com que histórias e discursos públicos - falsos e verdadeiros, são difundidos, o papel do checador se tornou ainda mais crucial para separar fatos de boatos. 

Para ampliar os conhecimentos de fact-checking entre jornalistas, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab, lançam o primeiro curso online e massivo sobre o tema em português: "Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas".

MOOC (sigla em inglês para curso online, massivo e aberto) acontecerá entre os dias 05 de junho e 02 de julho e será ministrado pela jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking do Brasil. Clique aqui para se inscrever gratuitamente neste MOOC.

Em quatro semanas, os participantes vão aprender as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo, técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos, princípios éticos dos checadores, os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

“Estamos a pouco mais de um ano de distância das eleições presidenciais de 2018 (no Brasil) e em meio a duas crises importantes: uma política e uma econômica. É um ambiente propício à disseminação de mentiras”, alerta Cristina. “Então abrimos esse MOOC de fact-checking com o intuito de mostrar que qualquer um pode fazer checagem, mas que há técnica e é preciso ética nesse processo. São dois ingredientes indispensáveis”.

Cristina Tardáguila é uma pioneira da verificação dos discursos públicos no Brasil. Em 2014, enquanto era editora assistente de política do jornal O Globo, lançou e coordenou o blog Preto no Branco. Em novembro de 2015, lançou a Agência Lupa, que hoje integra um seleto grupo de plataformas de checagem de todo o mundo com o selo de qualidade emitido pela International Fact-Checking Network (IFCN).

Como em todos os cursos do Centro Knight, Cristina vai apresentar suas lições em vídeo-aulas, e os participantes também terão acesso a apresentações, leituras, fóruns de discussão e testes semanais. O MOOC é assíncrono, ou seja, não há atividades ao vivo, os estudantes podem participar e completar as atividades práticas ao longo da semana em seu próprio ritmo. Entretanto, haverá prazos semanais para cada módulo.

O curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos. Não há pré-requisitos, os participantes vão precisar apenas de uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais.

O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem cumprir os requisitos, solicitar o certificado e pagar uma taxa administrativa de US$ 30 usando um cartão de crédito internacional. O certificado será emitido somente para os alunos que participarem ativamente do curso e completarem os testes e exercícios propostos. O documento pode ser baixado em formato PDF após o Centro Knight verificar se os requisitos do curso foram atendidos. Nenhum tipo de hora complementar formal está associado ao certificado.

"Esse é o primeiro curso de checagem de fatos do Centro Knight e estamos muito orgulhosos desse novo projeto, novamente uma parceria com a ANJ e o Google. Essa é uma habilidade cada vez mais exigida no mercado jornalístico e Cristina é uma profissional de destaque nessa área", disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight da Universidade do Texas em Austin. "Em meio à profusão de notícias falsas, as novas técnicas empregadas na checagem são cada vez mais imprescindíveis para jornalistas e devem ser difundidas".

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas foi criado em 2002 pelo Professor Rosental Alves, na Escola de Jornalismo da University of Texas at Austin. O programa de aprendizagem à distância do Centro Knight continua com o apoio da John S. and James L. Knight Foundation, do Moody College of Communication da University of Texas e de outros doadores; assim como com os rendimentos de taxas de registro e emissão de certificados. Desde 2012, MOOCs e outros cursos de jornalismo online do Knight Center alcançaram mais de 96 mil pessoas de 169 países. Abaixo, assista o vídeo de apresentação do curso:



Fonte: Knight Center for Journalism in the Americas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários