#MostraTiradentesSP: Edição paulista reúne destaques do cinema brasileiro contemporâneo

março 12, 2017



O público de São Paulo (SP) poderá conferir, de 23 a 29 de março, um panorama do cinema brasileiro contemporâneo. Estarão em exibição na 5ª edição da Mostra Tiradentes|SP  uma parceria entre a Universo Produção e o Sesc-SP, todos os filmes vencedores da edição mineira de 2017, obras de diretores brasileiros em destaque na cena contemporânea. 

Considerada a maior plataforma de lançamento deste cinema autoral, com 20 edições já realizadas em Minas Gerais, a #MostraTiradentes chega a São Paulo apresentando 36 filmes - 21 longas e 15 curtas, grande parte delas em suas primeiras exibições na cidade. 

A Mostra Tiradentes, que acontece no Cine Sesc (Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César), terá 25 sessões de cinema, nove bate-papos com realizadores, uma oficina e um debate conceitual. A edição paulista retoma o tema eleito para a 20ª edição em Minas, “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, e amplia o debate com novas vozes. 

A abertura, no dia 23, às 20h tem entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados com uma hora de antecedência no Cine Sesc. As demais sessões terão ingressos a preços populares: R$ 3,50 para associados Sesc (com apresentação da carteirinha plena), R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira).

Homenagem

Homenageada na 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a atriz, produtora e diretora Helena Ignez ganhará uma retrospectiva nas telas paulistanas. Aos 74 anos, Helena é a memória desde o fim dos anos 50, no teatro e no cinema. A partir de 2007, iniciou sua carreira como diretora e desde então vem apresentando filmes ousados e inventivos.

Dentre os filmes que serão exibidos, o clássico “Copacabana Mon Amour” (1970), de Rogério Sganzerla; “A Mulher de Todos” (1969), de Rogério Sganzerla; “Canção de Baal” (2008), de Helena Ignez; “Luz nas Trevas – A Volta do Bandido da Luz Vermelha” (2010), de Ícaro C. Martins e Helena Ignez; e “Ralé” (2015), seu mais recente trabalho como diretora.

Curtas

Os curtas paulistanos ganham uma sessão especial, a Mostra Cena Paulista, com temáticas e estéticas bastante variadas. Entra na programação, os curtas “Diamante, O Bailarina”, Pedro Jorge; “Demônia – Melodrama Em 3 Atos”, Cainan Baladez e Fernanda Chicolet; e “Opala Azul Negão”, de René Brasil.

O público poderá conferir também o melhor curta eleito pelo Júri Popular “Procura-se Irenice”, produção paulista dirigida Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça que será exibido no encerramento do evento, dia 29/03, às 21h.

Oficina

Além da extensa e variada programação de filmes, a Mostra Tiradentes promove momentos de reflexão e troca de experiências. Uma das atividades é a Oficina “Animação com Light Painting”, que será ministrada pelo professor e diretor de animação Fábio Yamaji (SP). Serão oferecidas 35 vagas para interessados a partir de 18 anos. 

A oficina acontece de 27 a 29 de março, das 19h às 22h. As inscrições só podem ser feitas presencialmente no Cine Sesc, sendo de 12 a 19 de março – vagas preferenciais para aqueles que tiverem a carteirinha do Sesc (credencial plena), e a partir do dia 20 de março, até se esgotarem as vagas, para o público em geral. 

O horário de atendimento é das 13h30 às 21h30 e será necessário apresentar a credencial plena (no caso de associados) ou o RG (para o público em geral). Para receber o certificado, o aluno deverá comparecer em todas as aulas. Os valores das inscrições são: R$ 10,00 para associados Sesc (com apresentação da carteirinha plena), R$ 20,00 (estudante) e R$ 40 (inteira).

No dia 26 de março, terça-feira, às 19h30, no hall do CineSesc, será promovido o debate “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção”, com a participação do curador, professor e crítico de cinema Cleber Eduardo (SP), da pesquisadora e curadora da Mostra de Cinema de Tiradentes Lila Foster (SP), da atriz, produtora e cineasta Helena Ignez (SP), com mediação da crítica de cinema Flávia Guerra (SP). 

A conversa tratará do desafio contemporâneo, no cinema e em outras artes, de reagir às particularidades do tempo histórico, sobretudo pelo viés político do comentário, da denúncia ou da reivindicação social, sem perda de um empenho formal, expandindo e concentrando a temática da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.




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