#CaféFolia: TV aberta se divide entre o trash e a irreverência na cobertura do Carnaval

fevereiro 28, 2017

Foto: TV Globo / Reprodução. 

A cada ano a TV aberta se supera na tentativa de transmitir a alegria das ruas para a telinha. Nem sempre consegue. Ou ainda, extrapola os seus próprios limites em uma mistura de vale tudo por audiência e de êxtase que o momento carnavalesco se propõe.

O resultado é um conjunto de momentos bizarros ou constrangedores que, nas redes sociais, é potencializado a enésima potência, graças ao bom humor dos internautas mais atentos. Tudo bem que o carnaval ainda não acabou, mas já colecionamos muitas pérolas que ficam marcadas na memória televisa. Pensando nisso, o @cafecnoticias preparou uma seleção dos principais momentos deste carnaval na TV. Acompanhe:

#KooAoVivo

Trash e engraçada, a cobertura dos Bastidores do Carnaval da RedeTV! desse ano se superou ao mostrar, ao vivo, o ânus da modelo Ju Isen, conhecida como musa das manifestações [da direita coxinha paulistana], durante o período de impeachment de Dilma Rousseff. Entrevistada por Léo Áquila, a modelo foi incitada a virar de costa e, apenas com o corpo pintada de verde e um micro tapa sexo na genitália frental, a moça acabou mostrando mais que devia. O resultado foi o pedido de demissão do superintendente artístico da emissora. Será que vale mesmo tudo por audiência?

Armário

Apesar de não revelar a sua orientação sexual, o cantor Agnaldo Timoteo destilou vários comentários homofóbicos como comentarista do Bastidores do Carnaval da RedeTV!. De acordo com o cantor, “não é possível existir casamento entre pessoas do mesmo sexo, apenas um arranjo jurídico chamado de união estável”, mas que Timoteo fez questão de reafirmar que abomina esse tipo de união. A Internet não perdoou e ele logo voltou atrás dizendo que não é contra os gays, mas sim o uso da palavra casamento. Ou seja, um total desserviço e que só ajuda a reforçar preconceitos já existentes.

Esporte

E, para finalizar a seleção de micos da RedeTV!, a ex-BBB e repórter do Bastidores do Carnaval, Maria Melilo, perguntou Hortência Macari, reconhecida atleta de basquete, com quantos ela “começou a jogar vôlei”. A atleta, numa mistura de espanto e educação, continuou a entrevista e não corrigiu Maria. Tudo bem: ninguém é obrigado a saber de tudo, mas não custa nada, antes de gravar uma entrevista, pesquisar sobre o entrevistado ou perguntar para o entrevistado o que ele fez ou faz. Confira o vídeo:


Sintonia

Enquanto a Rede Globo não tem o que reclamar da total sintonia de Monaliza Perrone e Chico Pinheiro na cobertura do carnaval paulista, o mesmo não pode ser dito entre Fátima Bernardes e Alex Escobar, que ancoram o carnaval carioca. Ter tirado o narrador Luís Roberto da transmissão não foi um bom negócio. Fátima e Escobar não se entendem no vídeo e, acabou que Fátima praticamente levou a transmissão nas costas, com a ajuda do comentarista Milton Cunha, que já trabalhou como carnavalesco. Escobar não conseguiu se desapegar do lado do repórter e não entendeu que é função dele ancorar tudo ali com Fátima. A falta de sintonia dos dois foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Veveta

A Grande Rio pode até não ganhar o #Carnaval2017 das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, mas já conseguiu um feito histórico: homenagear a cantora Ivete Sangalo e coloca-la na comissão de frente da avenida, abrindo o desfile, cantando e dançando. E, ainda no final, como uma maratonista, ela correu para ir para um carro alegórico com o filho e o marido. Foi lindo, emocionante e tetral! Uma pegada que não me recordo de ver em nenhum desfile. E olha que a cantora ainda foi e voltou para Salvador para se jogar no trio elétrico, sua marca registrada. Surpreendente!. Clique aqui e confira o vídeo na íntegra do desfile. Assista o vídeo da participação de Ivete na comissão de frente da Grande Rio:

Memes

Chico Pinheiro e Fátima Bernardes são uma fábrica de memes nesta cobertura do carnaval. Imagina se eles apresentassem o carnaval juntos? Ia zerar a internet. Pinheiro parece não ligar com as zoações e ele mesmo provoca alguns memes. Já Fátima, que narrou uma batida de um carro alegórico no estúdio de vidro da Globo na Marques de Sapucaí, tem as suas falas ou expressões transformadas em memes o tempo inteiro. Como não amar esses dois, gente?











Abadá

O carnaval de Salvador, que já foi uma sensação na TV aberta, está perdendo a cada ano mais espaço. Band e SBT possuem os direitos da folia, mas esse ano optaram por dar mais ênfase para o material gravado em faixas específicas da programação, do que tentar transmitir ao vivo os artistas em cima do trio elétrico. No final de semana um fato chamou a atenção dos internautas: enquanto Ivete Sangalo estava ao vivo na TV Globo, no desfile da Grande Rio, ela aparecia no SBT cantando em cima do trio elétrico. Pelo menos a Band tem reservado uma faixa da sua programação vespertina para o carnaval da capital bahiana, enquanto o SBT jogou tudo para a madrugada. Uma pena.

Alegria, #sqn

Ser repórter de TV no carnaval não é fácil. Ainda mais quando se entra ao vivo. Na Globo, em especial, vemos os repórteres sofrendo com os foliões que fazem bagunça, protestos, ou simplesmente, se calam, como aconteceu no MGTV 2ª edição, quando a repórter Aline Aguiar, da TV Globo Minas, foi falar que as pessoas estavam animadas nas arquibancadas  da avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, esperando pelos blocos caricatos e boa parte das pessoas continuam paradas e apenas poucas se manifestaram, deixando a repórter sem graça. Tem de tudo na rua. Tudo mesmo.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários