#Oscars2017: Cerimônia é marcada por críticas políticas e filmes que discutem a questão racial

fevereiro 27, 2017


Depois de um ano em que nenhum artista negro foi indicado ao Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela realização da 89ª edição do #Oscars2017, quis se redimir e conseguiu. Foi um ano onde os filmes que colocaram como mote a questão racial ganharam mais espaço. Uma discussão importante, ainda mais em tempos de intolerância e preconceito.

Na noite deste domingo (27/02), o filme “Moonlight - Sob a Luz do Luar”, do diretor Barry Jenkins, conquistou a estatueta de Melhor Filme. Enquanto a atriz Viola Davis, do longa “Um Limite Entre Nós” e o ator Mahershala Ali, de “Moonlight”, levaram os prêmios de Melhor Atriz e Ator Coadjuvante, respectivamente. "Quando me perguntam que papéis eu quero interpretar, eu digo: dessas pessoas que não sabem o que é poder sonhar, poder atingir seus sonhos", disse Viola.

Veja também:

Com apresentação do comediante norte-americano Jimmy Kimmel, a cerimônia ocorreu no tradicional Dolby Theater, localizado na Hollywood Boulevard, em Los Angeles (Estados Unidos), e foi marcada por uma gafe histórica com a troca dos ganhadores da categoria mais importante da noite que é a de “Melhor Filme”.

Antes de o filme ser anunciado como o vencedor, porém, houve uma confusão: os apresentadores do prêmio, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway, tinham em mãos o envelope errado e acabaram equivocadamente anunciando “La La Land – Cantando Estações” como o filme ganhador.

Quando o erro foi percebido, um longo minuto depois, os próprios produtores de La La Land se adiantaram e convocaram ao palco a equipe vencedora de “Moonlight”. Foi o primeiro tropeço desse tipo em 89 anos da história do Oscar.
No entanto, a gafe não tirou de “La La Land” o título de filme com mais estatuetas no #Oscars2017, com seis prêmios nas categorias Melhor Direção (Demian Chazelle), Melhor Atriz (Emma Stone), Fotografia, Canção Original (“City of Stars”), Design de Produção e Trilha Sonora.

Protestos

Os debates políticos dessa edição não foram tão escancarados como se imaginavam, mas aconteceram. No tapete vermelho, uma fita azul foi usada por diversas celebridades. Eles apoiam a União Americana pelas Liberdades Civis, que se opõe a Donald Trump. Também antes da premiação, apoiadores do presidente americano protestaram contra a "elite de Hollywood" perto do Teatro Dolbly.
Foto: The Oscars 2017 / ABC / Reprodução. 

Trump também foi citado pelo apresentador Jimmy Kimmel. "Já estamos em duas horas do prêmio e Donald Trump não twittou sobre a gente até agora. Estou ficando preocupado", disse ele, que pegou o celular e botou a imagem do perfil de Trump no Twitter no telão da premiação.

O diretor de "O apartamento", Asghar Farhadi, mandou uma carta explicando que não foi à premiação em respeito à população do seu país e a outros imigrantes que não podem mais entrar nos Estados Unidos após o banimento a muçulmanos imposto pelo presidente atual presidente norte-americano. Abaixo, confira os premiados do #Oscars2017:

Melhor Filme
"Moonlight: Sob a luz do luar"

Melhor Atriz
Emma Stone ("La La Land - Cantando estações")

Melhor Ator
Casey Affleck (“Manchester a beira mar”)

Melhor Diretor
Damien Chazelle ("La la land: Cantando estações")

Melhor Ator Coadjuvante
Mahershala Ali ("Moonlight: Sob a luz do luar")

Melhor Atriz Coadjuvante
Viola Davis ("Um limite entre nós")

Melhor Roteiro Original
Kenneth Lonergan ("Manchester à beira-mar")

Melhor Roteiro Adaptado
Barry Jenkins ("Moonlight: Sob a luz do luar")

Melhor Fotografia
Linus Sandgren ("La la land: Cantando estações")

Melhor Animação
"Zootopia"

Melhor Filme em Língua Estrangeira
"O apartamento" – Irã

Melhor Documentário
"O.J. Made in America"

Melhor Edição
John Gilbert ("Até o último homem")

Melhor Design de Produção
"La la land: Cantando estações"

Melhor Cabelo a Maquiagem
Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson ("Esquadrão Suicida")

Melhor Figurino
Colleen Atwood ("Animais fantásticos e onde habitam")

Melhores Efeitos Visuais
Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones and Dan Lemmon ("Mogli: O menino lobo")

Melhor Canção Original
"City of stars" ("La la land: Cantando estações"); música de Justin Hurwitz e letra de Benj Pasek e Justin Paul

Melhor Trilha Sonora
Justin Hurwitz ("La la land: Cantando estações")

Melhor Edição de Som
Sylvain Bellemare ("A chegada")

Melhor Mixagem de Som
Kevin O'Connell, Andy Wright, Robert Mackenzie e Peter Grace ("Até o último homem")

Melhor Curta-Metragem
"Sing"

Melhor Curta-Metragem de Animação
"Piper"

Melhor Documentário em Curta-Metragem
"The white helmets"




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários