#SuplementoLiterário: Revista lança especial comemorativo de 50 anos com versão digital

fevereiro 05, 2017



O Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG) tem uma longa trajetória, iniciada na metade do século passado. Idealizado pelo escritor Murilo Rubião, foi lançado em 1966 (em plena ditadura militar) no âmbito da Imprensa Oficial, durante o governo de Israel Pinheiro. Neste cinquentenário, ganhou uma versão digital em caráter especial.

A primeira edição do SLMG circulou no dia 3 de setembro de 1966, encartada no Minas Gerais, com apenas oito páginas e colaboração variada – incluindo literatura, poemas, contos e ensaios e trabalhos de artistas plásticos mineiros.

Daí em diante, em breve sairiam também textos sobre cinema, artes visuais e teatro, caracterizando assim a linha editorial do veículo cuja pièce de résistance seria a literatura, mas sempre com espaço para as outras artes.

A edição especial do SLMG, que circula semestralmente, desta vez, foi exclusivamente planejada para o cinquentenário. A versão digital com 76 páginas comemorativas cuidadosamente preparadas pelo criador, Jaime Prado Gouvêa, acaba de ser lançada e o conteúdo especial, esperado por todos os amantes da literatura, pode ser acessado neste link.

“Reunimos trabalhos feitos no Suplemento Literário de algumas pessoas que fizeram parte desde o início da história e de outras épocas, matérias importantes, como as de autoria de Mário Werneck, contos e poesias, muitos deles lançados no Brasil pela primeira vez por meio do Suplemento, com nomes de peso como Julio Cortázar. Uma edição comemorativa pensada em termos históricos", explica Jaime Prado Gouvea, editor do Suplemento Literário.

A edição especial cinquetenária será lançada na versão impressa no dia 11 de fevereiro, às 11h, na Livraria Ouvidor, na Rua Fernandes Tourinho 253. O lançamento é aberto ao público, com entrada gratuita, e na ocasião o impresso será distribuído aos presentes.

A publicação bimensal, com 13.500 exemplares físicos circulando gratuitamente em Minas Gerais, pode ser acessada virtualmente, com todas edições na íntegra disponíveis online no site da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Nos seus 50 anos de existência, se tornou um veículo referencial. Suas coleções existentes nos arquivos, bibliotecas e universidades são um rico manancial de pesquisa e consulta para estudiosos de nossa literatura; a Faculdade de Letras da UFMG digitalizou e disponibilizou na internet suas edições originais.


Serviço:
Lançamento do Suplemento Literário de Minas Gerais - Especial 50 anos
Data: 11/02 (sábado)
Horário: 11h
Local: Livraria Ouvidor, Rua Fernandes Tourinho 253




Fonte: Agência Minas.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários