#Documentário: "Ciclos" retrata as alegrias e dificuldades dos ciclistas nas grandes metrópoles

fevereiro 04, 2017

Foto: iStock / Reprodução. 

Como é ser um ciclista em uma grande cidade? Na tentativa de responder essa pergunta, o  documentário "Ciclos" mostra a rotina de um grupo de ciclistas em São Paulo (SP), retratando algumas das alegrias e dificuldades que os ciclistas passam nas grandes metrópoles, como por exemplo, a falta de ciclovias e de respeito por parte dos motoristas em vias públicas com grande concentração de automóveis, ônibus e motos.

Dirigido por Alexandre Charro, criado e produzido pela VICE para o Itaú Unibanco, "Ciclos" acompanha o cotidiano de Magrão, Carol e Lorena. Cada um com um estilo, eles têm em comum o uso da bicicleta como um agente transformador de suas vidas. 

Magrão mostra as dificuldades de se viver numa área da cidade sem qualquer estrutura que privilegie o uso da bicicleta como meio de transporte. Lorena, advogada e atriz, está tentando mudar seus hábitos sedentários e passar a usar a bicicleta como meio de transporte e atividade física. Já Carol, que recentemente desistiu do trabalho num escritório e mudou seu estilo de vida, enfrenta os desafios de iniciar um negócio de entrega de flores por bicicleta.

“O filme quer dar voz à intuição, às pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa”, afirma o diretor. “São personagens do nosso tempo, marcados por acontecimentos e fatos presentes na vida urbana atual e retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional”.

Apoiador da causa da mobilidade urbana, com diversas ações voltadas ao estímulo do uso da bicicleta na locomoção das pessoas, como o programa de bike-sharing em diversas cidades brasileiras e também em Santiago no Chile, o Itaú expande ainda mais a sua plataforma de atuação no tema com o lançamento do documentário.

“Com Ciclos queremos convidar as pessoas a refletirem sobre a mobilidade urbana nas cidades, alcançando especialmente aquelas que não têm a bicicleta inserida no seu dia-a-dia”, afirma Luciana Nicola, Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais do Itaú Unibanco. 

“Acreditamos que o Itaú, na condição de maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, tem o papel de devolver para a sociedade iniciativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral. E o incentivo ao uso da bicicleta como transporte ativo é uma delas”, completa a executiva.

“O Itaú procurou a VICE com a intenção de gerar uma discussão mais profunda sobre mobilidade urbana, uma importante causa defendida pela empresa, e um tema cada vez mais caro a todos nós. Nosso maior cuidado ao criar o Ciclos foi deixar de lado a romantização da bicicleta, saindo da esfera dos interesses individuais e focando em tensões sociais importantes para a mobilidade ativa. É um conteúdo bastante humano e verdadeiro”, afirma Gabriel Klein, Head de Criação da VICE.

No documentário podemos perceber que são retratados personagens do nosso tempo, retratados em suas atividades habituais ligadas à vida doméstica e profissional, marcados por acontecimentos e fatos recentes nas cidades. 

Trata-se de um filme que busca retratar as singularidades dos movimentos e fluxos das metrópoles, os desejos e necessidades dos habitantes que encontraram no uso da bicicleta uma maneira de construir um território. Ciclos deixa de lado as vozes dos especialistas para ouvir a intuição e as pessoas comuns que buscam uma cidade mais saudável, mais equilibrada e amistosa. Abaixo, confira o documentário na íntegra:




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários