#Exposição: Dupla de fotógrafos mineiros estréia mostra em BH sobre "A natureza exOptico"

dezembro 14, 2016

Foto: Samuel Mendes e Everton Funghi / Reprodução

Moda, cotidiano, retratos e experimentações são parte da mistura captada pelas lentes de dois fotógrafos, em trabalhos que falam sobre a identidade imaginativa da dupla. 

Esta é a proposta da mostra “A natureza exOptico”, em cartaz na Casamirador Savassi, de 21 de dezembro a 21 de janeiro, marca a estreia da união criativa dos fotógrafos mineiros Samuel Mendes e Everton Funghi, que selecionaram trabalhos dedicados a fotografia conceitual, divididas em seis áreas.

Dentre as seções, estão “Devaneios”, uma coleção de imagens oníricas de objetos paradoxos. “Amtrak” é um trabalho inédito, experimentação que simboliza a viagem de cinco dias no trem entre São Francisco e Nova Iorque. 

O mundo onírico das bonecas poderá ser visto de forma minimalista em “Alguns prazeres antes do jantar”. Para o deleite do público, “Selva Interativa” traz para a Casamirador sua versão interativa da selva criada em estúdio -  um convite para que os visitantes se fotografem e sejam parte da exposição.

“A natureza exOptico” traz uma compilação de cinco anos de produções que valorizam o olhar autoral e artístico até mesmo em trabalhos comerciais”, explicou Everton Funghi, que estudou cinema e design na França e é formado em fotografia pela EFET - École Supérieure de Photographie et Audio Visuel em Paris.
A dupla de fotógrafos mineiros Samuel Mendes e Everton Funghi. Foto: Divulgação. 

Com  variados trabalhos autorais, foi possível criar seis sessões expositivas com mais de 500 fotos. A dupla garante a contínua diversidade também nos formatos escolhidos para expor os recortes das obras. Serão exploradas colagens, vídeo-arte, mosaico, buscando interação com o espaço escolhido. 

“A exposição é autoral e retrata o objetivo do nosso trabalho. Depois de muitas viagens, retornamos ao Brasil e criamos, em Belo Horizonte, o exOptico, estúdio com o objetivo de ser um laboratório permanente de experimentações, linguagens e possibilidades da imagem. Esta é a identidade da mostra”, explica Samuel que é formado em fotografia no ICP – International Center of Photography, em design gráfico pelo Senai e pela Universidade Fumec e ainda é autodidata em fotografia há 15 anos.

Além das fotografias, o público também confere na abertura da exposição, no dia 21, uma apresentação audiovisual com o músico Daniel Nunes, para a performance Lise + Samuel Mendes, que alia imagem e som de forma sinestésica através de sons, objetos e substâncias em uma leitura livre das obras expostas. 

O dueto de fotógrafos, segundo Samuel, provoca o sentido exótico da imaginação através da ótica da fotografia. São criações que valorizam a fantasia, através de lentes atentas ao que a essência da foto é capaz de criar. Estão sempre em busca de um novo desafio. A mostra tem entrada franca.


SERVIÇO

Evento: Exposição fotográfica “A natureza exOptico” –  Everton Funghi e Samuel Mendes.
Local: Casamirador Savassi, localizado na rua dos Inconfidentes, 900, Savassi - Belo Horizonte/MG. 
Abertura: 21 de dezembro, quarta-feira, 18h
Dia: de 21 de dezembro de 2016 a 21 de janeiro de 2017
Horário de visitação: segunda à sexta – das 10h às 19h | sábados – das 10h às 14h. Entrada franca




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários