#CaféLiterário: Livro revela o caminho de grandes líderes para o sucesso

dezembro 15, 2016



Por que algumas pessoas se destacam no mercado de trabalho, chegam mais longe, viram referência? Esta é uma das perguntas centrais do livro “O caminho dos líderes”, do mineiro Fernando Pacheco, que será lançado no próximo dia 17 de dezembro, sábado, de 11h às 13h, na Sala de Leitura do Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. 

Fugindo dos clichês e guias prontos, a publicação vai além da contação de histórias dos grandes líderes e tenta encontrar características e motivações que os levaram a surgirem e terem papel relevante nas suas empresas e na sociedade.

“O intuito foi ir além das linhas repetidas na internet, contando apenas os passos já conhecidos desses executivos, mas gerar algo mais focado nas ações e nas competências comportamentais. É como se fosse uma tentativa de analisar a história por trás da história. Ir além do que é dado e recontado pelas pessoas”, revela Fernando Pacheco. 

Na lista de entrevistados apenas diretores e presidentes de grandes empresas como, por exemplo, Pedro Janot ex-CEOo da Azul Linhas Aéreas, Ricardo Ferreira Fundador da Richards, Alexandre Azevedo CEO da Seculus, Sérgio Herz CEO da Livraria Cultura, Gustavo Caetano CEO da Samba Tech, Marco Antônio Guimarães Diretor Executivo de Seminovos da Localiza, Israel Salmen CEO do Melliuz, Viviane Senna Presidente do Instituto Ayrton Senna, Osvaldo Barbosa de Oliveira Ex-diretor geral do Linkedin América Latina, entre outros.

Ao todo são 19 líderes cada um com sua particularidade, mas há aspectos em comum, como revela Fernando. “O primeiro deles é uma compreensão clara de onde você quer chegar. Todos e todas são visionários que acreditam e acreditaram no potencial individual. O segundo é entender pessoas. O aspecto democrático na composição da equipe e o ouvido aberto marcaram como características fundamentais aqueles que atingiram cargos relevantes dentro de organizações que fizeram história”

Outro ponto que chamou a atenção do autor nos entrevistados foi a disponibilidade e a vontade de levar conhecimento adiante. “Quanto mais coisas enormes construíram, mais humildes essas pessoas demonstraram ser”.

A ideia do livro

Nascido em Ponte Nova e morando desde o Ensino Médio na capital mineira, o autor revela que desde criança uma pergunta o intrigava: por que algumas pessoas se destacavam mais que outras, chegavam mais longe, viravam referência? “Era uma dúvida que pairava no ar. Mas da procura simples da internet estes questionamento virou quase uma obsessão do cotidiano, uma observação sem fim. E isso vinha principalmente no ambiente profissional e nas diferentes faces da liderança. Entrou aí também um componente de contexto, de dúvidas que vinham de colegas, companheiros de jornada, sobre os caminhos para atingir um certo ‘sucesso’ corporativo”

Outra mudança para Fernando também foi a compreensão de sucesso. “A gente aprende que isso é subjetivo, que nada tem a ver com atingir um grau ou outro dentro da organização. Foi bom, fez abrir os olhos. Mas o projeto de compreender as caminhadas profissionais e as jornadas seguidas por alguns líderes continuava na mente. Era uma dúvida que nunca poderia ser deixada de lado”

Daí surgiu a ideia de procurar alguns líderes que passaram por todos esses desafios e têm uma visão extremamente interessante que pode ajudar a clarear a cabeça de muitos. “Nos últimos oito anos observei pessoas de diferentes lugares, formas de se comunicar, maneira de liderar e objetivos de vida bem distintos. E foi desta observação que surgiu a vontade de escrever um livro sobre gestão, mas que viesse da experiência de gente que realmente faz a diferença. Por isso o conceito de basear em entrevistas, com fatos concretos da trajetória de cada um deles”.

Exemplos 

O livro mostra, por exemplo, que cada líder teve uma motivação diferente para definir o que é sucesso. “A Viviane Senna, do Instituto Ayrton Senna, utilizou toda a sua capacidade de comunicação, gestão e de influenciar pessoas para criar uma das organizações do terceiro setor mais impactantes do Brasil. Ou mesmo o Pedro Janot, ex-CEO da Azul, que perdeu os movimentos dos braços e das pernas, mas nunca abandonou a vontade de passar conhecimento adiante. Tem também a trajetória do mineiro Gustavo Caetano, que saiu de Araguari para montar uma startup de sucesso, palestrar na Nasdaq, ser considerado o “Zuckerberg Brasileiro” e revolucionar a experiência na indústria de vídeos online. O Marcelo Miranda, da Precon, contou muito sobre relações de influência e poder nas organizações. Essas informações são muito ricas para os jovens que querem caminhar no ambiente corporativo. Muitos nem sequer sabem que isso existe e acabam focando apenas nas competências técnicas, esquecendo das comportamentais”

Fernando espera que cada depoimento seja inspirador e ajude a sanar as dúvidas dos novos profissionais que estão batalhando em todos os cantos do país.  Ele focou os esforços para ouvir neste primeiro livro apenas Presidentes, Diretores-executivos, CEOs, Fundadores e Sócios, que tentaram contar experiências práticas e deram conselhos para os líderes do futuro através de entrevistas por telefone, presenciais, por email ou Skype. 





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários