#FINIT: Jogo da EcoMudança participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

novembro 11, 2016

Foto: Divulgação. 

O Jogo da EcoMudança integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia durante a Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT). Atendendo a um convite da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o projeto EcoMudança lança oficialmente o jogo na feira.

Centenas de visitantes passam diariamente pelas fases da brincadeira e estão se divertindo com a nova forma desafiadora de aprender sobre sustentabilidade. O evento será realizado até o dia 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

O Jogo da EcoMudança é uma ferramenta inovadora que estimula atitudes que preservem o meio ambiente e promovam a sustentabilidade e bem estar de todos e do planeta. Para conquistar principalmente os jovens, ele une tecnologia, desafios, diversão e interatividade ao vivo. 

Os grupos participantes têm acesso ao portal Pegada do Lixo para saber quanto produzem de resíduos. A partir daí, os times são convidados a passar por fases do jogo que os estimulem a gerar menos lixo e realizar a coleta seletiva. Uma das etapas é a simulação de uma compra para testar o consumo consciente.

E já que um dos objetivos da SNCT é popularizar a ciência e a tecnologia, o EcoMudança leva para a feira um óculos 3D de papelão, onde pode ser visto um vídeo que mostra como o movimento dos cardumes e as borboletas inspiram tecnologia. 

Devido ao grande número de visitantes nas feiras, e para que mais pessoas passem pela experiência lúdica do jogo, Simone Catalan e Eliana Ito, criadoras do EcoMudança, explicam que os participantes jogam em 4 das 8 fases do jogo, mas que todas serão demonstradas para que o público conheça  integralmente a proposta.
Foto: Divulgação. 

Nas fases inativas os participantes poderão aprender também sobre compostagem, plantio, reutilização e reciclagem de produtos. O objetivo das idealizadoras é levar o jogo para as escolas e espaços públicos e privados, para que mais pessoas sejam estimuladas a realizar ecomudanças em suas atitudes, para diminuir o impacto negativo do lixo.

Parceiros

O EcoMudança tem parcerias estratégicas importantes com pessoas e instituições que valorizam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Alguns estão participando do estande do jogo na SNCT, entre eles: Verde Comunitário – projeto de extensão do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Portal Interativo Pegada de Lixo, Educação e Sustentabilidade FilosoFiar e o Núcleo de Ações e Idéias para Sustentabilidade, Maria Reciclona.

Os apoiadores do jogo são: Instituto EcoBolsa Brasil, Estúdio Multidisciplinar Oca Criativa, Tamborilar, Publicitário Lucas Megale, Arquiteta Raquel Pereira e a estudante de pedagogia, Nylla Arcanjo.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A SNCT busca aproximar a população de assuntos relacionados à ciência e tecnologia. Várias instituições nacionais irão realizar atividades de divulgação científica com uma linguagem acessível e moderna. O tema deste ano é “Ciência Alimentando o Brasil” e tem a realização da Sedectes.

O evento está sendo realizado paralelamente à Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. A FINIT reuni o que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo na América Latina, contando com eventos de grande repercussão, como a Campus Party, o Encontro iTEC e o 100 Open Startups.


Serviço:
Jogo da EcoMudança na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Arena Experience, dentro da programação da FINIT
Local: Expominas / Belo Horizonte
Data: 09 a 13 de novembro
Horário: 09/11 – 09h às 20h; 10, 11 e 12/11 / 09h às 18h, 12/11 / 09 às 12h.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários