#CaféLiterário: Livro reúna a história de 23 empreendedores de sucesso no Brasil

novembro 10, 2016



Empresários com menos de 40 anos que encontraram seu propósito de vida no trabalho e construíram belas histórias de empreendedorismo em diversos estados do Brasil. Ao todo são 23 histórias, entre nomes conhecidos nacionalmente no mercado e outros ainda anônimos.

Em comum, líderes incríveis que geram empregos, oportunidades, inovação e que ajudam a "construir" o verdadeiro Brasil. É isso que propõe o livro “Jovens Empreendedores: líderes do Brasil que dá certo” o mais novo lançamento da Editora Leader que chega às livrarias esta semana. Para compra o livro, clique aqui.

O lançamento ocorrerá em São Paulo no dia 11 de novembro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi e contará com a presença de todos os co-autores do livro. Já na capital mineira, a convite da Secretária de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes), o livro será lançado durante o Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), no sábado, 12 de novembro, na arena do Sebrae no Expominas, às 16h. A entrada é gratuita.

A obra é coordenada pela conselheira de administração em empresas familiares, Geovana Donella, e pela CEO da Leader, Andréia Roma. O objetivo do livro é impactar as pessoas que desejam abrir um negócio e incentivar aqueles que já empreendem com as experiências do seu cast.

Entre os nomes que fazem parte do livro: Armindo Freitas Mota Jr, Edu Lyra, Erika Pessoa, Fábio Guarnieri, Felipe Almeida, Gustavo Caetano, Gustavo Cassiolato, Henrique Barros & Pedro Henrique Simões, Ivan Bermudes, João Cristofolini, Juliana Cantanhêde, Juliana D´Agostini, Marcelo Bernardes, Marcelo Miranda, Mariana Serra, Nicolas Romano, Rafael Cosentino, Ricardo Politi, Rodrigo Barros, Tania Gomes, Tatyane Luncah e Tiago Galvani.           
                                               
Geovana ressalta que o Brasil está entre os países que mais percebem como positivas as oportunidades para empreender e também fala das dificuldades para implementar um negócio no Brasil, como: aumento da competitividade, maior oferta de empregos, ampliação da massa salarial, arrecadação de impostos, melhor distribuição de renda e aumento no bem-estar social.

“O livro pretende demonstrar que jovens visionários, líderes e cheios de energia vêm construindo o que dá certo neste Brasil. Estes 23 jovens, mulheres e homens, foram escolhidos cuidadosamente para representar a nova dinâmica do mercado, que imprimem em 3D com os seus negócios, o futuro da sociedade brasileira, numa mediação simbólica do desenvolvimento que desejamos e que por meio de seus propósitos bate à nossa porta”, afirma.

Em 23 capítulos a obra fala sobre a inovação como uma ponte ao futuro; os desafios da inovação; a coragem de um desativador de bombas que empreende do zero; a importância de sonhar, persistir, trabalhar duro e ser leal para empreender; oportunidades e o caminho para o sucesso, o que o fracasso e não a escola ensina sobre empreendedorismo social e volunteer vacations, empreendedorismo como a arte de fazer o futuro, proatividade, colaboração e muito aprendizado. 

“Jovens Empreendedores” ainda revela dez características comuns a empreendedores de sucesso: a busca de oportunidades, iniciativas e persistência, o cuidado de correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Empreender do zero

Dentre as histórias relatadas no livro a experiência da empresária mineira Erika Pessôa, fundadora da Pessoa. Relacionamento com Conteúdo, agência de relações públicas com 11 anos de história, que começou sua empresa do zero, sem dinheiro, investimento ou infraestrutura. Como ela mesmo relata “comecei uma PESSOA, um computador e um telefone”.

Filha de uma família de três irmãos ela foi a primeira da família a conseguir concluir os estudos e terminar uma faculdade. “Desde pequena lembro-me de ter sido chamada várias vezes para resolver conflitos entre familiares ou amigos. Diziam que eu tinha um jeito especial de me relacionar com as PESSOAS. Foi por isso que, ainda adolescente, não vacilei em optar pela relações públicas. Ali, ao entrar na faculdade, começou verdadeiramente minha vida profissional, mesmo que eu ainda não tivesse a real noção disso”.

No livro, Erika conta sua trajetória profissional que iniciou na própria universidade quando iniciou o estágio na própria universidade que estudade, o que possibilitou pagar seus estudos. Este início a levou, aos poucos, a crescer dentro da própria Instituição passando pelos cargos de coordenadora de comunicação interna, da internet (inclusive na implantação de um setor em 1996, quando a internet chegava ao Brasil), atuando como ombudsman até se transformar em assessora executiva do reitor.

Mas após sete anos de aprendizado, Erika voltou ao mercado de trabalho e provou o gosto da frustração. “As portas se fecharam, período em que o que mais ouvia eram frases como ‘você é muito qualificada’, ‘não posso contratar você por ser muito mais do que precisamos’. Foram 11 meses de ‘nãos’. Até que um dia, uma amiga lhe relatou que estava em busca de alguém para prestar serviço de comunicação". 

Ela já desanimada, pensou: “Já não tenho nada e ainda, agora, vou ajudar uma ONG. Hoje quando penso nisso, rio da minha fraqueza naquele momento, da minha descrença; pois foi exatamente aquela improbabilidade que fez nascer a PESSOA”.

O início não foi fácil, Erika relata que seu escritório funcionava no quarto do apartamento e os móveis foram doados por uma amiga que quis dá-los para a paróquia do seu bairro e o padre havia rejeitado porque achou tudo muito velho. 

“Pra mim, parecia novo, lindo, era a agência de relações públicas que sonhei. Tudo ia bem até que, três meses depois descobri que estava grávida do meu namorado. Meu mundo rodou. O medo voltou. Não que minha filha Júlia Zilda não fosse uma benção, mas não sabia como poderia ter uma filha sozinha, estando longe da minha família e com dinheiro contado para sobreviver. O que me marcou nessa época foi a frase de uma amiga: ‘Filho vem com pão debaixo do braço’. Nunca esqueci isso e transformei essa frase num mantra que me ajudou a, a partir daquele momento, reunir todas as forças para sustentar duas PESSOAS”.

E foi assim que tudo começou: os clientes passaram a chegar por indicação e o mercado passou a reconhecer a agência. “Sem nunca ter tido uma área comercial, íamos conquistando cada vez mais espaço na comunicação de Belo Horizonte e gerando emprego e renda. Eu que sonhava com a carteira assinada naqueles 11 longos meses de busca de colocação, agora assinava a carteira de um time de profissionais de comunicação. O crescimento era exponencial, fomos atendendo clientes de diversas regiões do Brasil – Amapá, Alagoas, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina - e, em 2012, abrimos nossa unidade em São Paulo. A formula paixão e trabalho funcionava para mim e observando o Mercado, eu  me estimulava a criar produtos inovadores”.

No livro Erika conta detalhadamente estes e outros desafios da e termina com sete aprendizados para "desativar bombas" e aprender com propósito: “E como o que de mais valioso tenho nestes anos são os relacionamentos e o aprendizado que adquiri com cada um que graciosamente encontrei no meu caminho, compartilho também os 7 aprendizados para desativar bombas e empreender com propósito.

1 - Não desprezar pequenos começos. A sua grande chance pode vir de onde menos você espera.

2 - Inspirar-se no que há de melhor nas pessoas à sua volta. Defeito todo mundo tem. Foque no que as pessoas têm de bom e aprenda com elas.

3 - Impossíveis acontecem quando você faz o seu melhor e escuta seu coração. Acredite: O milagre chega também. Jean Coacteau tem uma frase incrível que resume isso: “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez”.

4 - Não existe almoço de graça. É o esforço gera resultado. Portanto, não há moleza em empreender. É preciso trabalho duro, horas de estudo e foco.

5 - Conheça o cenário e evite desgastes por pequenas coisas. Da série: Menos mimimi e mais hahaha.

6 - Inovar é trazer uma solução que está a frente do mercado para a realidade. Não é invenção: É sensibilidade (perceber o que está aos olhos de todos mas que não é óbvio), olhar estratégico e ação.

7 - Empreendedor sabe como ninguém engolir sapos. De girino a sapo-boi, não interessa. A capacidade de resiliência, de otimismo e ação não podem morrer nunca.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários