#TheGetDown: Série conta o nascimento do hip hop e faz crítica social aos EUA

setembro 11, 2016

Foto: Netflix / Reprodução. 

O cenário é o Bronx, em Nova York, no ano de 1977. Com altos índices de violência, prédios queimados pelas gangues (financiadas pela especulação imobiliária de empresários corruptos e por traficantes locais), o bairro é também um ponto de ebulição cultural, seja pelo grafite, seja pela nova batida musical do gueto que animam as festas e bailes. Este é o cenário da nova série da Netflix, The Get Down.

Criada por Baz Luhrmann e Stephen Adly Guirgis, #TheGetDown é dirigida também por Ed Bianchi, Andrew Bernstein e Michael Dinner. Além disso, a série conta com um time de colaboradores que inclui a produtora executiva ganhadora de quatro Oscars, Catherine Martin; o lendário MC e também produtor executivo Nas; o produtor associado Grandmaster Flash; o roteirista, co-criador e produtor executivo Adly Guirgis, além de especialistas em história do hip hop e do supervisor de produção Nelson George.

A série conta o nascimento do hip hop e faz crítica social aos Estados Unidos, que, historicamente, negligenciam políticas sociais e tem a música negra como um dos seus maiores patrimônios de exportação cultural para o mundo. The Get Down retrata a vida do jovem estudante Ezekiel “Books” Figuero (Justice Smith) que, de forma inusitada, se torna amigo de Shaolin Fantastic (Shameik Moore), um ex-grafiteiro que quer ser DJ e que deseja sair do mundo do crime.

Mas, para que Shao possa realizar o seu sonho, ele precisa encontrar um poeta, ou melhor, um MC. É aí que a vida dele e de Ezekiel se unem, até que eles conseguem formar um grupo, o The Get Dow Brothers. No meio de toda essa aventura, Ezekiel e Mylene Cruz (Herizen Guardiola) ainda vivem uma linda história de amor, marcada por conflitos e diferenças. Abaixo, assista o trailer de "The Get Down":

No elenco, nomes como Yahya Abdul-Mateen II (Cadillac), Jaden Smith (Dizzee Kipling), Skylan Brooks (Ra-Ra Kipling), Tremaine Brown Jr. (Boo Boo Kiping), Mamoudou Athie (Grandmaster Flash), Jimmy Smits (Francisco “Papa Fuerte” Cruz) and Giancarlo Esposito (Ramon Cruz). Estrategicamente, a Netflix só liberou os seis primeiros episódios neste ano e irá liberar o streaming dos outros seis em 2017.

Veja também:

Mais do que mostrar como a era Disco deu lugar para o hip hop no cenário musical, #TheGetDown é uma jornada lúdica que fala de sonhos e de autoestima de um grupo de jovens que encontra na música um caminho para uma vida melhor e com sentido, diante de tanta violência, em uma época em que negros e latinos estavam completamente à margem da sociedade.

Mesmo com várias críticas sociais embutidas – como a questão do fanatismo religioso, da força artística do público homossexual, da politicagem eleitoral das eleições para prefeito e do mercado negro de artigos roubados na periferia, The Get Dow possui lirismo, pureza e poesia, ao mostrar a força cultural da periferia que, até hoje, continua ditando tendência, tanto na moda, quanto na música e, principalmente, na arte do grafite.

Além disso, a série chama a atenção pela criatividade de começar os episódios com um show de Ezekiel já adulto e famoso, ao transformar em música a sua própria história. Sem dúvida, trata-se de uma série obrigatória, além de ser uma das produções mais inovadoras do mercado audiovisual dos últimos tempos, por ser ousada e simples, ao mesmo tempo. Abaixo, assista uma entrevista com o elenco de "The Get Down":

Trilha Sonora

Aclamada pela crítica e pelo público, a trilha sonora de #TheGetDown foi disponibilizada nesta última sexta-feira (09/09) em todas as plataformas digitais. Até então, a composição musical dos seis episódios havia sido lançada apenas no iTunes e Apple Music, mas nesta sexta chegou a diversos canais como Google Play, Spotify e Deezer.

Junto ao lançamento da trilha, os coreógrafos de The Get Down, Rich and Tone divulgaram um videoclipe dançante da faixa “Telepathy”, de Christina Aguilera, que faz parte da trilha sonora e tem participação de Nile Rogers. O vídeo conta com os dançarinos Yanis Marshall, Danielle Polanco e Aisha Francis.
Foto: Netflix / Reprodução. 

A música “Welcome to The Get Down”, de Jaden Smith, abre a trilha sonora de 24 faixas. Além de Smith e Aguilera, nomes atuais como ZAYN, Grace e Leon Bridges fazem parte da composição musical, além de artistas dos anos 1970 como Donna Summer, Hector Lavoe e Garland Jeffreys. Além de trilha nas plataformas digitais, The Get Down também estreou um site oficial em que fãs poderão ouvir às músicas da série e assistir a clipes dos episódios.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários