Startup de Uberlândia busca apoio para lançar Alimentador Inteligente para pets

setembro 12, 2016

Foto: UOL / Reprodução. 

Um dos maiores desafios das pessoas, atualmente, é cumprir todos os compromissos do dia a dia sem deixar de lado a qualidade de vida. Se para nós o dia é agitado e repleto de novidades, para os pets ele passa devagar e a qualidade de vida está basicamente nas horas que compartilham com seus tutores, quando os mesmos estão em casa.

Na maior parte do tempo, os bichinhos ficam sozinhos, sem supervisão ou controle sobre seu comportamento e, principalmente, sua alimentação. Com isso, comem muito e engordam ou não comem e acabam emagrecendo demais e, em ambos os casos, várias doenças podem acometer os animais.

Foi pensando nisso que a Zenpet, startup associada da i9 Uberlândia – centro de desenvolvimento de tecnologia e inovação do Triângulo Mineiro, focada no desenvolvimento de tecnologias para proteção e bem-estar animal criou o projeto do Alimentador Inteligente, lançado no último dia 06 de setembro, na plataforma colaborativa de crowdfunding Kickante com vigência até o dia 05 de novembro deste ano.

Controlado remotamente via smartphone a qualquer hora e de qualquer lugar, o alimentador permite que sejam criados planos de alimentação (horários e porções) e de dietas (sob orientação de um veterinário), além mostrar o pet através da câmera e permitir interação com ele através de mensagem de voz (via app).

Segundo Jefferson Magalhães, idealizador do projeto e fundador da Zenpet, a ideia surgiu quando ele observou que, durante sua ausência de casa, Bob, o cãozinho da família, comia toda a ração de uma só vez e, em outras vezes, nem chegava perto da comida e só se alimentava quando ele e sua esposa chegavam em casa no final do dia.

"Nosso objetivo é ajudar a promover uma alimentação adequada que traga mais qualidade de vida para os pets e mais conveniência e tranquilidade para os tutores", afirma Jefferson Magalhães.

Sobre o crowdfunding

Em um mundo cada vez mais conectado, pessoas com interesses comuns tem colaborado para ajudar a tirar boas ideias do papel e transformá-las em realidade através do financiamento coletivo (crowdfunding). Não existe uma quantia fechada, cada um colabora com a quantia que quiser. É uma contribuição em troca de uma recompensa.

Essa é a marca do financiamento coletivo, todos os colaboradores recebem uma recompensa – pode ser um agradecimento em rede social, um CD, uma camiseta personalizada, ingresso para shows e até mesmo o produto em questão.

Segundo Jefferson Magalhães, a inclusão do projeto Alimentador Inteligente na Kickante tem como objetivo validar o interesse do público-alvo, por meio da pré-venda do mesmo para os 50 primeiros apoiadores.

"Dessa forma, eu posso acelerar o desenvolvimento do projeto, sem precisar recorrer a financiamentos bancários ou investidores. O protótipo funcional já está pronto. Esse recurso vindo da crowdfunding será para desenvolver o aplicativo mobile e montar um lote inicial de equipamentos", explica.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários