Pesquisa mostra que brasileiros utilizam mais o Wi-Fi para evitar pacote de dados

setembro 10, 2016

Foto: iStock / Reprodução. 

Em um Brasil que tem mais celulares do que pessoas, em 58,55% do tempo os smartphones estão conectados via pontos de Wi-Fiprincipalmente para evitar pacotes de dados que são caros e possui sinal ruim em algumas localidades. Os dados são de uma pesquisa inédita da Open Signal, empresa especializada em mapear coberturas de pacote de dados de 3G e 4G no mundo. 

Além disso, a pesquisa, realizada no quarto trimestre de 2015, mostrou que a velocidade do 4G no Brasil reduziu consideravelmente nos últimos tempos. Entre os 68 países que tiveram suas redes móveis analisadas, o Brasil ocupa o 56º lugar no ranking de cobertura, com 53% de cobertura 4G. 

Em relação ao relatório do terceiro trimestre de 2015, os usuários brasileiros têm agora mais tempo de acesso à rede 4G, antes a cobertura era de 51%. O país campeão nesse quesito é a Coreia do Sul, com 97%, e o último colocado é o Sri Lanka, com 39%.

Enquanto o Brasil apresentou uma pequena melhora no ranking de cobertura, o mapeamento de velocidade da internet 4G no país teve uma queda significativa. No terceiro trimestre de 2015, a média brasileira era de 16 Mbps, agora, os usuários têm velocidade aproximada de 12 Mbps. Nesse aspecto, o Brasil ficou em 42º lugar no ranking. O país com melhor média foi Singapura, com 37 Mbps, e o pior foi o Irã, com 3 Mps.

Segundo Felipe Byrro, especialista do Melhor Plano – plataforma de comparação de preços do setor, o número pode ser explicado pelas franquias de dados limitadas na internet móvel em contraste com a banda larga fixa. Byrro ressalta que o dado reforça a percepção de que o consumidor ainda depende muito da internet sem limites, mesmo que possua um plano de dados 3G ou 4G.

"Como, em geral, é fácil achar pontos com Wi-Fi gratuito, o consumo do pacote de internet móvel acaba sendo reduzido", diz. Por isso, de acordo com o especialista, um plano que oferece 5 GB e sai, em média, R$ 127, perde a preferência quando comparado a outro que dá direito a 3 GB e custa cerca de R$ 103.

No entanto, com a perspectiva de limite de dados também na banda larga fixa (cuja validade está sendo analisada pela Anatel e pelo Senado), a expectativa é de mudança. "Caso isso se concretize, locais como cafés e livrarias, por exemplo, não vão mais disponibilizar o Wi-Fi gratuitamente e o usuário acabará pagando mais caro por precisar de um pacote de internet ainda maior", avalia o fundador do Melhor Plano, que também oferece comparação entre planos de banda larga fixa.

A pesquisa da Open Signal também mediu a velocidade média das redes 3G e 4G e o tempo em que os usuários conseguem se conectar em 95 países - em ambos os indicadores, o Brasil está abaixo da média. Em relação à velocidade, nossa média é de 7.43Mbps, índice semelhante ao do Marrocos e Guatemala, e inferior aos vizinhos do Chile, Peru e Uruguai.

Em termos de disponibilidade de rede, os brasileiros conseguem acessar o 3G e 4G sem problemas 75,23% do dia, número próximo ao da China e Bielorrússia. "Esses indicadores são nacionais e podem variar de acordo com a região. Portanto, antes de contratar um pacote de celular, é essencial fazer comparações das opções disponíveis localmente", destaca Byrro.

Em tempo

A OpenSignal possui um aplicativo gratuito, para iOS e Android, que ajuda a conseguir sinal melhor e dados mais rápidos no celular. O programa analisa a qualidade dos dados móveis, verifica as redes de Wi-Fi disponíveis, testa a velocidade da sua conexão e mostra os lugares onde têm cobertura e o tempo que o aparelho fica sem sinal.

Por esse app, o usuário pode também compartilhar sua experiência dos serviços da operadora com a OpenSignal. Assim, ele ajuda a construir um mapa de cobertura melhor, contribuindo com os próximos relatórios da companhia.




_______________________________________
*Com informações do site Tech Tudo.



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários