#Rio2016: Festa no Maracanã marca abertura dos Jogos Olímpicos no Brasil

agosto 05, 2016

Foto: Getty Imagens / Reprodução. 

O estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, abre as suas portas nesta sexta-feira (05/08), às 20h, para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento é a hora em que todos os atletas desfilam pelo estádio como iguais. Naquele momento, não há vencedores ou perdedores, apenas esportistas, protagonistas de uma grande festa do esporte.

A coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, é quem assina a coreografia do espetáculo. A cerimônia será dirigida por Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. A promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”.

Entre as atrações, estão Paulinho da Viola cantando o Hino Nacional. Caetano, Gil e Anitta interpretando Ary Barroso. Um voo do 14 Bis, o avião criado por Santos Dumont. Gisele Bündchen desfilando ao som de "Garota de Ipanema", com Paulo Jobim, filho de Tom, ao piano. 

Nos bastidores, algumas notícias dão conta que Pelé irá acender a pira olímpica por meio da tocha trazida tenista Gustavo Kuerten. Os organizadores estimam que cerca de 3 bilhões de pessoas irão assistir a cerimônia ao vivo pela TV e pela internet.

A recomendação do Comitê Rio 2016 é que os espectadores cheguem ao menos duas horas antes ao local. Além do show principal, o evento contará com um pré-show para entreter aqueles que chegarem mais cedo. Os organizadores pedem que o público evite levar mochilas, pois os procedimentos de segurança farão com que a entrada seja mais demorada e a espera na fila, maior. 

Na TV aberta, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos será exibida pela Rede Globo, Rede Record e Band. Já na TV Paga serão os canais SporTV, ESPN, Band Sports e FOX Sports.

Telona

Em algumas capitais brasileiras, a cerimônia de abertura também será exibida em salas de cinema. Em Belo Horizonte, por exemplo, o Cinemark do BH Shopping, em parceria com a TV Globo, apresentará, ao vivo e em alta definição, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a partir das 19h30.

A programação começará com apresentação de uma produção exclusiva de 30 minutos, com conteúdos e ações de interatividade especialmente preparadas para as salas de cinema. A partir das 20h, transmissão direta do Maracanã, com narração de Galvão Bueno e time de convidados. Além do Cinemark do BH Shopping, outras 10 salas da rede no Brasil contarão com a transmissão.

Os ingressos para essa experiência única podem ser adquiridos no site Globo Cinema ou nas bilheterias do Cinemark BH Shopping, por R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Os clientes que têm o cartão Cinemark Mania ganham 50% de desconto na compra de um ingresso.

Mais esportes

Nesta semana, o Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu que os Jogos Olímpicos de Tóquio (que serão realizados em 2020) terão cinco novos esportes. A partir das próximas Olimpíadas, beisebol (junto com o softbol, versão feminina do esporte), surfe, skate, caratê e a escalada estarão dentro da festa.

Para serem aceitos no programa olímpico, os esportes já haviam passado por duas triagens. Na primeira, realizada no ano passado, oito dos 26 esportes inscritos foram aceitos pelo Comitê Organizador de Tóquio. Em junho deste ano, cinco esportes foram abalizados pelo COI. Esportes como xadrez, squash, sumô e boliche, no entanto, ainda ficarão de fora dos jogos.

O COI usou dois critérios para justificar a decisão de incluir as modalidades no programa olímpico: as que são extremamente populares no Japão (beisebol/softbol e caratê) e as que vão atrair atenção dos jovens (surfe, escalada e skate). “O beisebol é o esporte nacional do Japão. O caratê nasceu no país. Já os outros vão inspirar jovens a gostarem do esporte olímpico”, afirmou Yoshiro Mori, presidente do comitê executivo dos Jogos de Tóquio.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.


  



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários