BH recebe a 6ª edição do Festival de Cinema Polonês no Cine Humberto Mauro

agosto 20, 2016



De 22 a 25 de agosto, acontece em Belo Horizonte, no Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes, a 6ª edição do Festival de Cinema Polonês. Desde 2009, o festival exibe ao público brasileiro as melhores produções cinematográficas da Polônia, em sua maioria inéditas no país. Ainda, o evento contará com a exibição de seis longas de ficção e seis curtas documentários que irão circular pelos principais centros culturais do Brasil.

» Clique aqui e confira a programação completa do festival.

O objetivo do Festival de Cinema Polonês é destacar novos talentos e apresentar obras contemporâneas produzidas entre 2012 e 2015. “O cinema polonês é considerado um dos mais expressivos do mundo, graças ao trabalho de grandes diretores como Andrzej Wajda, Krzysztof Kieslowski, Jerzy Skolimowski ou Roman Polanski. Porém, o cinema polonês atual e seus realizadores são desconhecidos por grande parte do público brasileiro. Queremos ampliar essa lista de diretores e apresentar outros nomes interessante da nova geração, que estão produzindo filmes de impacto, ressonante e premiados neste novo século, como: Jan Komasa, Tomasz Wasilewski, Bodo Kox e Tomasz Śliwiński”, explica Ewa Zukrowska, co-curadora e produtora do Festival no Brasil.

Entre os longas que serão exibidos está o premiado “Prédios Flutuantes” que conta sobre o desejo proibido e a busca de identidade; a história dos irmãos Jacek e Tomak e da “Moça do Armário”- considerada a melhor estreia dos últimos anos. A nova geração que se comunica pelo Skype e Facebook aparece no longa “A Promessa”. O começo da carreira de um famoso cardiologista que, apesar da dura realidade comunista, revolucionou a medicina polonesa é contado no filme “Deuses”. Uma investigação sobre a morte de uma jovem mulher em “Jeziorak”.E por fim, uma história universal da juventude e amor, tendo como plano de fundo uma guerra,  em “Varsóvia 44”.
Cenas de alguns filmes que serão exibidos na 6ª edição do Festival de Cinema Polonês no Cine Humberto Mauro. Fsotos: Divulgação. 

O destaque fica por conta de curtas documentários com curadoria da Fundação de Cinema em Cracóvia–um dos organizadores mais antigo dos Festivais de cinema na Europa, dedicado a curtas e animação. O programa consiste em obras realizadas pelas melhores escolas de cinema na Polônia. Entre os títulos, estão: “Nossa Maldição”, indicado ao Oscar de melhor documentário em curta-metragem e "O Objeto" vencedor da menção especial no Festival de Sundance em 2015.

O Festival é uma realização conjunta da Fundação Clóvis Salgado, Instituto Polonês de Cinema, Embaixada da Polônia em Brasília, Consulado Honorário da República da Polônia em Belo Horizonte, Agência Mañana e a Fundação de Cinema de Cracóvia que juntos promovem produções cinematográficas polonesas no Brasil.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários