#ViradaCultural2016: BH tem maratona de 24 horas de atrações culturais gratuitas

julho 10, 2016



Neste final de semana (09 e 10 de julho), Belo Horizonte promove cerca de 500 atrações gratuitas em diversos pontos da cidade durante a quarta edição da #ViradaCultural2016. Com atrações para os mais diversos tipos de gosto, o evento também foi marcado por manifestações políticas de alguns artistas e do público.

Durante vários shows, o público segurava cartazes com os dizeres "Fora Temer", "Lacerda Nunca Mais" e "Temer Jamais". Além disso, o rapper Flávio Renegado vestiu uma camisa escrita "Cláusula 8", durante o seu show, e falou que "Nunca vão calar a voz do povo", em referência a polêmica cláusula que veta manifestações de cunho político por parte dos artistas contratados pela PBH, em obediência à legislação eleitoral. Muitos artistas viram no gesto uma tentativa de censura.

De acordo com o site Brasil 247, o rapper Criolo se apresentou no palco da Praça da Estação, com uma camiseta do Goma, um dos pixadores que foi preso em Belo Horizonte por crimes ambientais. "Nós da favela temos voz. Eu não sou negro, eu não sou branco, eu sou Grajaú!". Criolo também protestou contra a homofobia, racismo, machismo e "contra o golpe do presidente interino e ilegítimo Michel Temer".

Outro artista que também resolveu protestar politicamente foi o dramaturgo Zé Celso, que apresentou o espetáculo “Para Dar um Fim no Juízo de Deus”, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Ele foi acompanhado pela plateia, que gritava "Ei, Lacerda, seu governo é uma merda".

Mais cultura

A #ViradaCultural2016 possui 24 horas de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenções urbanas, cultura popular, gastronomia, artes integradas e cinema. Espaços bastante conhecidos de BH, como a Praça da Estação, o Parque Municipal, a Savassi, a região da Pampulha, a Praça Sete, o Viaduto Santa Tereza e a Praça da Liberdade, entre outros, serão palco para as manifestações artísticas. A expectativa é de superar as 500 mil pessoas que estiveram na edição 2015. Para ver a programação completa, clique aqui.

E tem ainda a Viradinha, com mais de 80 atrações para as crianças; mostras de cinema, campeonato de carrinho de rolim, encontro de apaixonados por Fusca e muito mais. Além disso, está sendo disponibilizado para o público da Virada Cultural um mapa de serviços no qual será possível localizar pontos de venda de alimentação, banheiros químicos, postos médicos e trajetos da ciclovia operacional, entre outras informações úteis.

O mapa pode ser acessado na aba “Mapa de Serviços” no site oficial do evento. A Virada contará com a atuação de 166 brigadistas e oito postos médicos, equipados com ambulância, estarão em funcionamento. Ao todo, serão 23 pontos da cidade com banheiros químicos instalados ao longo do circuito do evento.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários