Minas Gerais debate políticas LGBT durante a 1ª Semana da Diversidade Sexual

julho 08, 2016



Com o objetivo de dar visibilidade à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e à luta contra a LGBTfobia, o Governo de Minas Gerais deu início a 1ª Semana da Diversidade Sexual e da Cidadania LGBTClique aqui e confira aqui a programação completa. 

A abertura oficial aconteceu nesta última quinta-feira (07/07), no auditório JK da Cidade Administrativa com mesas sobre “A violência contra o público LGBT no Brasil e no Mundo” e “Pesquisa Pública sobre a Cidadania LGBT na Cidade Administrativa de Minas Gerais”, além do lançamento do Festival Internacional de Filmes sobre a Diversidade Sexual.

Para o secretário Nilmário Miranda, a luta da comunidade LGBT não é só deles. Este é um desafio e um problema de todos. “Estamos construindo políticas públicas afirmativas e de inclusão social para a população LGBT, articuladas com diversas secretarias de Estado”.

Nilmário afirmou que a Sedpac tem intensificado os esforços para a criação do Conselho Estadual LGBT, dos Conselhos Municipais e se preparando para lançar o Plano Estadual Minas sem LGBTfobia. “Para nós, direitos humanos não pode isolar a questão LGBT, tem que ser uma ação do governo inteiro”, disse.

Para o coordenador Especial de Políticas de Diversidade Sexual da Sedpac, Douglas Miranda, a realização desta primeira Semana da Diversidade Sexual é de extrema importância, principalmente neste momento em que vivenciamos o crescimento do conservadorismo. 

“Presenciamos um número alarmante de crimes de ódio contra a população LGBT. Somente em 2015 foram registrados 26 casos em Minas Gerais, sendo o terceiro estado em número de mortes, segundo o Grupo Gay da Bahia e o site Homofobia Mata. Sabemos que estes são dados subnotificados, porque a  LGBTfobia ainda não é criminalizada no Brasil”.

Douglas afirmou, durante a solenidade de abertura, que ainda há muito que se conquistar principalmente no campo legislativo. Segundo ele, o Brasil avançou bastante no poder executivo com a publicação do Decreto do Nome Social, com o Programa Brasil sem Homofobia e com a criação do Conselho Nacional de Discriminação LGBT. 

“Em Minas Gerais estamos construindo espaços de participação e fortalecimento dos movimentos sociais e populares como forma de dar visibilidade à população de travestis e transexuais, lésbicas, gays, bissexuais bem como a construção de políticas afirmativas para toda a população LGBT”, disse.

Anyky Lima, presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais e Representante da Associação Nacional de Travestis e Transexuais em Minas Gerais (ANTRA) falou sobre a importância de dar visibilidade a toda comunidade LGBT e em especial às travestis e transexuais, que é o segmento que mais sofre violência e discriminação. 

“Temos uma luta diária contra a violência que assola a comunidade LGBT e principalmente as travestis e transexuais, que são as mais agredidas e têm dificuldade em acessar as políticas públicas. Precisamos disseminar o respeito e a aceitação das pessoas como elas realmente são”, afirmou.

Participaram da solenidade de abertura da 1ª Semana da Diversidade Sexual e da Cidadania LGBT, o secretário de Estado Adjunto de Cultura João Batista Miguel e o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Leonardo Nader.

As atividades da Semana da Diversidade Sexual se estendem até o dia 15 deste mês, com rodas de conversa nas áreas de educação, saúde, assistência social, criança e adolescente, terceira idade e na área legislativa. De 7 a 15 de julho acontece o Festival Internacional de Filmes LGBT, no Memorial Minas Gerais Vale - Sala Espetáculo Mineiro - 4º andar. Ainda como parte da Semana da Diversidade Sexual e da Cidadania LGBT, a exposição fotográfica “Elas, Madalena”, do Jornalista e fotógrafo Lucas Ávila, vai de 12 de julho a 12 de agosto, na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.


____________________________________________
Observação: Texto produzido pela Sedpac.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários