#CaféRapidinhas: Novidade no Snapchat, Treinamento no Youtube e Prêmio Vladimir Herzog

julho 11, 2016



Vamos dar um giro nas principais notícias do dia e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, escolha o seu café preferido e fique bem informado:

Novidade

O Snapchat surpreendeu os usuários ao anunciar recurso que permite salvar e compartilhar conteúdo em uma espécie de álbum dentro do aplicativo. A novidade foi apresentada nesta última semana e ganhou o nome de “Memories”, espaço na plataforma onde será possível armazenar fotos e vídeos para posterior publicação na “Story”, tipo de timeline em que os posts desaparecem após 24 horas. Até então, as imagens deveriam ser publicadas imediatamente após o registro. A mudança vai de encontro ao novo perfil de público que vem crescendo no Snapchat, de pessoas de 25 a 34 anos, que estão acostumadas com outras redes sociais – como o Facebook, Twitter e Instagram, em que se é possível ver o histórico daquilo que já foi publicado.

Treinamento

A Google Inc. divulgou os nomes dos selecionados para a primeira classe de treinamento profissional do YouTube NextUp no Brasil. Nesta edição, 16 canais foram recrutados para passar por uma semana de imersão em produção e desenvolvimento de habilidades técnicas, com a ajuda da equipe interna de parcerias de conteúdo da companhia. Além de consultoria do próprio YouTube pelos próximos 3 meses, os contemplados receberão um voucher de R$8.000 destinado à compra de equipamentos de filmagem para deixar seus vídeos ainda mais profissionais.  Desde 2011, o programa global NextUp  já contribuiu para o desenvolvimento de mais de 250 youtubers de mais de 15 países. A iniciativa está presente em países como Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Índia, Japão e Reino Unido também terão edições do treinamento especial.

Esporte

A nova série documental da ESPN, "Vitórias Além do Pódio", estreia nesta segunda-feira (11/07) e conta com cinco episódios de 26 minutos. O documentário foi produzida através da Lei do Audiovisual da Ancine. Cada episódio é estruturado pelo relato de dois atletas (um olímpico e um paralímpico) de diferentes modalidades. Entre os esportistas que terão suas histórias contadas estão a atleta olímpica Maria Portela, do judô, e a paralímpica Natália Mayara, do tênis sobre rodas. Após a estreia na TV paga, a série vai também para a TV Aberta. Os episódios serão exibidos a partir de 22 de julho na TV Cultura, às sextas-feiras.

Prêmio

De 15 de julho a 15 de agosto, jornalistas de todo o Brasil poderão inscrever suas matérias para concorrer ao 38º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se pelo site oficial, preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 1 de agosto de 2015 a 31 julho de 2016.

Homenagem

A jornalista mineira Flávia Freitas, criadora da campanha Quinta do Bem, realizou, ao lado de amigos e parceiros, um vídeo em forma de homenagem para uma amiga que está em tratamento contra o câncer de mama. No vídeo, Flávia resolve cortar parte dos cabelos e doá-los a uma instituição que produz perucas a partir de cabelos naturais e doa as próteses capilares a mulheres que perderam as madeixas por conta do tratamento oncológico. Abaixo, assista o vídeo:

Museus

Entre os dias 11 e 15 de julho de 2016, museus de todo o Brasil estão convidados a participar da ação #EuAmoMuseus nas redes sociais. A campanha é uma iniciativa do Sistema de Museus de São Paulo - SISEM/SP e do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram/MinC, com apoio dos Sistemas Estaduais de Museus de todo o país. A proposta vai de encontro a ações semelhantes e que já se consolidaram no cenário virtual mundial, como a #MuseumWeek, que acontece no Twitter e, durante uma semana, chama museus e público a falarem sobre temas específicos dos museus. A campanha será lançada no período de férias escolares e pretende, através do uso da hashtag #euamomuseus (ou #euS2museus) alcançar museus e pessoas, frequentadoras ou não dos mais de 3.600 museus espalhados por toda as cinco regiões do país.

Leitura

A Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte lançou uma carteirinha para possibilitar o empréstimo de livros nas bibliotecas públicas geridas pela instituição. A carteirinha pode ser feita em qualquer biblioteca da rede municipal, bastando apresentar a documento de identidade e um comprovante de residência. Para as crianças menores de 12 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis no momento da inscrição. O serviço é gratuito.

Música

O cantor colombiano Carlos Vives estreou, na última semana, o clipe “La Bicicleta”, em parceria com a compatriota Shakira. O vídeo conta com um estilo retrô pela costa litorânea da Colômbia e teve a direção de Jaume de Laguana. A música fará parte do próximo disco de estúdio do músico, intitulado “Vives” e com previsão de lançamento para este ano. A canção conta com um estilo vallenato, ritmo musical originário da costa colombiana do Caribe, onde os dois músicos nasceram. O clipe, inclusive, foi gravado nas cidades natais da dupla: Barranquilla, onde Shakira nasceu, e Santa Marta, cidade natal de Vives. Abaixo, assista o vídeo:

Corrida

Na manhã deste último domingo (10/07) foi realizado, no Marco Zero, da Lagoa da Pampulha, o segundo ano consecutivo em Minas Gerais da corrida e caminhada do Circuito Todo Mundo Vai, promovido pelas Lojas Americanas e Americanas.com. O evento contou com a participação de 2.500 mil pessoas e teve duas modalidades: a não competitiva, de 4 km, com idade mínima de 14 anos; e a competitiva, com percurso de 8 km e idade mínima de 16 anos. O tempo máximo para completar os percursos foi de 90 minutos.
Foto: Divulgação. 

Na modalidade competitiva, na categoria masculina, o vencedor foi Reginaldo José da Silva, de 37 anos. Na categoria feminina, Larissa Marcelle Moreira Quintão fez o melhor tempo e conquistou o primeiro lugar. Todos os atletas que concluíram a corrida receberam medalhas. Os cinco primeiros colocados gerais no masculino e no feminino foram premiados com troféus, assim como os três primeiros em categoria de idade.

Congresso

O Instituto Langage, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza em Belo Horizonte o IV Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a Criança e o Adolescente, de 20 a 23 de julho, priorizando o debate sobre a singularidade e a diferença. O evento é destinado a quem possui interesse ou afinidade com assuntos relacionados à criança e ao adolescente, como educadores, profissionais da saúde, pais e estudantes.  O Congresso contará com a presença de renomados profissionais das áreas de Psicanálise, Psiquiatria, Neurociência e Educação.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários