Pesquisa mostra que 74% dos brasileiros têm a TV Paga como opção de lazer

julho 29, 2016

Foto: iStock / Reprodução. 

Em um momento em que as operadoras de TV Paga estão rediscutindo os seus modelos de negócio e se aventurando cada vez mais na opção de filmes, programas, novelas e série on demand, um estudo realizado pelo Instituto Plano CDE, especializado em pesquisa com foco no universo das classes C, D e E, mostra que 74% dos brasileiros têm a TV Paga como opção de lazer.

O estudo foi encomendado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) para analisar a importância da TV Paga (também conhecida como TV por Assinatura) na vida da população da classe média. Segundo o levantamento, cerca de 77% dos entrevistados assistem à TV nas horas vagas. Por conta deste cenário, o interesse da classe média por variedade de conteúdo aumenta e 74% apontam a TV paga como uma das principais fontes de lazer, conhecimento e de reunião da família.

“O estudo demonstrou que a TV Paga exerce hoje um papel fundamental na vida das famílias da classe média. A variedade de programação maior do que a encontrada em muitas cidades e bairros, por um preço mais acessível, torna os canais opções de lazer mais econômicas e acessíveis”, comenta Maurício de Almeida Prado, sócio-diretor do Plano CDE.

A pesquisa deixa claro que um dos principais benefícios que a TV Paga oferece é a variedade de programação, que possibilita o acesso a diferentes temas. Para 91% a TV Paga é mais atrativa que a aberta, pois oferece mais conhecimento e informações. Além de tudo isso, para 79%, a assinatura proporciona opções culturais para toda a família.

Com foco nos filhos, mesmo quando estão com o controle remoto nas mãos, os pais têm confiança no conteúdo, pois os desenhos são lúdicos, despertam a imaginação, incentivam e ensinam brincadeiras. Para 81% dos pais entrevistados, um dos principais benefícios é contar com mais opções de canais para seus filhos e 61% comentam que a TV Paga garante mais segurança, traz mais lazer e entretenimento para a família.

Além disso, a programação da TV Paga exerce influência nos hábitos da rotina e comportamento, e causa mudanças efetivas no dia a dia das famílias. Um exemplo disso é a transformação na vida das pessoas relacionada a viagens, já que viajar tornou-se um sonho possível nos últimos anos para a classe C.

Para 84% dos entrevistados, os programas sobre viagens tornaram-se a principal referência quando se trata de conhecer novas culturas e roteiros. Para 39% dos entrevistados, os passeios foram planejados por conta dos programas de turismo.

Outro assunto que mereceu destaque foi a culinária, com 64% dos entrevistados dizendo que aprenderam novas receitas nos canais de TV Paga. Para cerca de 47% dos entrevistados, hábitos mais saudáveis foram adquiridos por meio de programas destes canais.

Segundo Oscar Simões, presidente da ABTA, a TV Paga não apenas informa e diverte, mas também empodera, inspira e transforma. “Além da qualidade de imagem em alta definição e da programação variada em dezenas de canais ao gosto de cada um, os brasileiros destacam a credibilidade dos conteúdos apresentados por especialistas, que ajudam o público a ampliar seus horizontes de conhecimento e habilidades. Tudo isso demonstra que a relevância da TV por assinatura é crescente”, finaliza.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.




  

Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários