2ª edição da "Mostra Inova Minas" oferece oficinas gratuitas de robótica e cultura Maker

julho 28, 2016

Foto: Fapemig / Reprodução. 

A 2ª edição da Mostra Inova Minas, que acontece entre os dias 05 e 07 de agosto, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, está repleta de novidades. Dentre os destaques, haverá oficinas de Robótica, do Centro Federal de Educação Tecnológica Minas Gerais (Cefet/MG), de degustação comentada, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e as promovidas pelo Senai/MG (Laboratório Aberto Móvel de Prototipagem e CulturaMaker), Netwon Paiva e Movimento Maker Minas. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

As oficinas fazem parte da Mostra Inova Minas, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). Em 2016, a Mostra vai acontecer em cinco espaços do Circuito: Alameda da Educação, Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Casa Fiat de Cultura.

Sobre as oficinas

- Oficina de Robótica (Cefet/MG) - clique aqui para realizar a sua inscrição
As oficinas serão implementadas em ambiente de “laboratório”, nesta atividade, cada participante aprenderá como desenvolver o código de um programa e entenderá seu funcionamento através da aplicação, interagindo com o resultado obtido. Haverá oficinas de desenvolvimento de código para controle de robôs autônomos numa arena de competição virtual e desenvolvimento de aplicativos diversos.

- Oficina de degustação comentada da Epamig (vinho, azeite e café) - clique aqui para realizar a sua inscrição

Especialistas irão ministrar degustações comentadas sobre as pesquisas em olivicultura, vitivinicultura e cafeicultura que resultaram na produção de tecnologias que viabilizaram a fabricação em Minas Gerais de azeite extravirgem de qualidade, vinhos finos e cafés especiais. Serão duas degustações por dia.
• AZEITE - Dia 5 de Agosto
Palestrante: Luiz Fernando de Oliveira da Silva
• VINHO – Dia 6 de Agosto
Palestrante: Isabela Pelegrino
• CAFÉ - Dia 7 de Agosto
Palestrante: Rogério Antônio Silva, pesquisador e Barista convidada Rosa Gabriela Mendonça

- Oficinas do Espaço Maker - Senai/MG (Laboratório Aberto Móvel de Prototipagem e Cultura Maker), Netwon Paiva e Movimento Maker Minas - clique aqui para realizar a sua inscrição

O espaço liderado pelo FabLab Newton, Movimento Maker Minas e Laboratório Aberto do Senai promoverá oficinas rápidas e práticas para a formação de makers em Minas Gerais. Para tornar-se um maker, acredita-se que é preciso algumas habilidades, conhecimentos e atitudes. Sendo assim, serão ofertadas oficinas de Coração Maker, Impressora 3D, Corte 2D e Realidade Virtual. Os inscritos vão fazer parte do Desafio 1K, que durante o Inova Minas pretende formar 100 makers, e, até o final do ano, 1.000 em todo o Estado.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.


  



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários