#Reconhecimento: Artistas mineiros participam de exposição coletiva na Sérvia

julho 28, 2016

Foto: Marina Nikolić / Reprodução. 

No próximo dia 30 de julho (sábado), a população do município de Bela Crkva, na Sérvia, poderá conferir o trabalho de 40 artistas de diversos lugares do mundo, tais como da Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedônia, Hungria, Suíça, Alemanha, Holanda, Itália, França, Brasil, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Desses, oito são de Minas Gerais: Maíria Tula (2013), Raphael Bravin (2013), Binho Barreto (2014), Manuel Carvalho (2014), Raquel Schembri (2014), Roberto Freitas (2014), Paula Lanza (2016) e Warley Desali (2016).

O projeto AGORA ART ACTION (AAA) reúne, anualmente, nomes jovens e consagrados com foco na criação artística contemporânea em contínua experiência. O objetivo é a troca criativa entre artistas internacionais e locais e um intercâmbio de ideias entre os residentes e a comunidade, bem como a organização frequente de eventos culturais. A iniciativa é fruto do empenho dos artistas visuais Dragana Branković e Nenad Bračić, que transformaram o complexo da fábrica abandonada Pobeda em um centro artístico multimídia.

Localizado no município subdesenvolvido de Bela Crkva, o projeto trouxe para a cidade uma nova manifestação internacional que enriquece a oferta cultural por meio de inúmeros eventos de alta qualidade. O objetivo dessa abordagem é a ideia de uma cidade se transformando em um museu criativo da arte contemporânea, um lugar tomado por ações artísticas.

Neste ano, a dupla dos coletivos mineiros Piolho Nababo e Brincar na Mídia, Warley Desali e Paula Lanza, respectivamente, representa o Brasil na edição 2016 da residência. O artista visual e a jornalista contam com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da seleção no edital Circula Minas 2016. Ao retornarem, o trabalho desenvolvido pela dupla será apresentado em Belo Horizonte.
Foto: Marina Nikolić / Reprodução. 

Os artistas que participaram do projeto AGORA realizaram, durante a sua estada em Bela Crkva, dezenas de instalações e esculturas de grande formato, centenas de desenhos, pinturas e objetos, diversas oficinas educativas e criativas com crianças e professores, além de murais que são de especial importância, uma vez que são os primeiros trabalhos de grafite feitos em Bela Crkva.

Sobre a fábrica

A antiga fábrica de seda, móveis e caixões Pobeda é composta de dez pavilhões localizados em uma área de 1,5 hectares, na margem do lago principal de Bela Crkva. Por meio do engajamento de artistas, artesãos, voluntários e a comunidade local, esse espaço alternativo foi revitalizado e veio a ser um lugar de encontros, intercâmbio criativo e ações coletivas de moradores de Bela Crkva, e no qual vários programas foram realizados, como o programa de residência artística, exposições, criação de arte pública, murais e arte de rua, oficinas criativas e educativas, peças de teatro, projeções de vídeos, palestras e programação musical.

A área da Pobeda permite a realização de obras de grande formato e é adequada tanto para novos meios experimentais e outros mais tradicionais. O que faz AAA se destacar entre programas similares é o envolvimento ativo de artesãos locais (carpinteiros, serralheiros, alfaiates, dentre outros) no processo criativo, bem como a presença constante de trabalhadores manuais e voluntários na fábrica.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários