#CaféConvidado: Por que você deve investir no mandarim em 2016?

janeiro 15, 2016



No início do ano é comum refletirmos sobre o tempo que passou e planejar novas metas para o futuro. Estudar um segundo ou terceiro idioma é uma opção feita por muitas pessoas que almejam um crescimento na carreira. Na seção Café Convidado desta semana, a presidente da Nin Hao, Sumara Lorusso, lista cinco motivos pelos quais vale a pena incluir o mandarim na sua lista de objetivos de 2016. Abaixo, confira o artigo completo:


Por Sumara Lorusso*


Você já pensou em incluir a língua chinesa no seu currículo? Se sua resposta for negativa, então comece a pensar nessa possibilidade agora mesmo. A cada dia que passa, o Mandarim se torna mais importante e popular, sendo o idioma mais ensinado em todo o mundo. Apesar de parecer impossível de aprender, ele tem gramática muito simples e o curso completo dura cerca de três anos. Se ainda assim, não consegui te convencer, confira a seguir cinco excelentes motivos para você incluir o Mandarim nas suas metas de ano novo!

1) A China é uma potência mundial, não há como negar: O país emergiu de um longo período de estagnação e, atualmente, é uma das grandes potências mundiais. Sua economia só perde para os Estados Unidos e o país não para de crescer. Diariamente, o mercado internacional volta sua atenção para a China. Isso ocorre porque tudo que acontece por lá reflete diretamente na economia de outros países. Faça um teste para notar essa influência e assista ou leia alguns noticiários, sempre haverá matérias referentes ao país. No mundo dos negócios não é diferente e uma coisa é certa: se você nunca negociou com chineses, ainda irá negociar. Ter o Mandarim na manga certamente vai te ajudar.

2) Os chineses estão de olho no Brasil e vice-versa: Há quem diga que a China acredita no Brasil mais do que nós mesmos. Dessa forma, não há dúvidas quanto ao mar de oportunidades que essa relação oferece. O país é um dos maiores compradores e vendedores de produtos para o Brasil. Mas a relação vai muito além do comércio, a China busca unir seu abundante capital com a nossa necessidade de promover melhorias de infraestrutura. Diretamente relacionada a esse aumento do intercâmbio comercial, surge a demanda por profissionais que atendam os chineses no Brasil. Leva vantagem, é claro, quem sabe falar a língua. Por questões culturais, esse fator estreita os laços de confiança. Ainda que falem inglês, os chineses preferem fechar negócios falando a língua materna.

3) Diferencial competitivo e ganhos exponenciais: Que o inglês é essencial, ninguém discute. Mas, o Mandarim é um diferencial competitivo. Pra se ter uma ideia, entre os americanos o chinês já é a segunda língua que mais desperta interesse, vindo logo após o espanhol. A concorrência por bons empregos, estágios e trainees está altíssima, para conseguir um diferencial competitivo, nada melhor do que enriquecer seu currículo acrescentando conhecimentos pouco convencionais, como o Mandarim. Além disso, de acordo com empresários e agências de recrutamento, saber o idioma chinês pode até mesmo aumentar seus ganhos. No caso de um engenheiro, por exemplo, o salário base chega a dobrar caso o profissional tenha domínio dessa língua.

4) Imersão em uma cultura rica e diferenciada: Com mais de cinco mil anos de idade, a cultura chinesa possui uma diversidade encantadora com suas tradições e peculiaridades. O próprio Mandarim, que representa um dos diversos dialetos presentes no país, possui uma grande representatividade cultural. Além disso, uma das principais maneiras de otimizar o aprendizado de uma língua estrangeira é pensando como seu povo, imergindo em sua cultura. Por isso, é essencial dedicar-se um pouco mais para adquirir esse conhecimento. Uma ideia é começar pelos ensinamentos de grandes filósofos chineses, como Confúcio, por exemplo. Normalmente, quando uma poesia chinesa é traduzida para o Português muita coisa se perde pelo caminho, mas ao saber o idioma você poderá captar a verdadeira essência do que foi escrito. Isso sem contar a medicina, as lutas, as festas, as novelas, as superstições, etc. Um verdadeiro universo dentro dessa cultura milenar e que você terá ao alcance de suas mãos.

5) Oportunidade de vivenciar uma experiência única no exterior: Para quem gosta de se aventurar em diferentes partes do mundo, a China é uma das melhores opções. O país, de proporções continentais, tem opções para todos os gostos e estilos. Depois de conhecer um pouco sobre a cultura, será inevitável que você desenvolva um desejo enorme de vivenciar isso na pele. Embora grandes empresários falem inglês, a grande maioria da população só fala Mandarim. Assim, para você conseguir se comunicar bem, será mais do que necessário saber, ao menos um pouquinho, do idioma. Além disso, é muito mais prazeroso conhecer uma cultura com seus habitantes nativos do que com turistas ou estrangeiros.

Estes são apenas alguns motivos que demonstram o quanto aprender chinês pode ser uma excelente escolha para sua vida profissional e pessoal. Com toda certeza, a China ainda tem muito que nos ensinar e o idioma é apenas uma pequena contribuição frente a riqueza imaterial desse país. Agora, se aprender essa língua não estava nos seus planos de ano novo, sugiro que reveja essa decisão com carinho, você não irá se arrepender! Jiérì kuàilè! (boa sorte).


______________________

*Perfil: Sumara Lorusso é formada em letras e tradução pela Unibero e tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma, há dez anos no mercado.





  • Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@gmail.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, videocast ou podcast. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.











Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários