#MeuAmigoSecreto: Campanha expõe os males do machismo nas redes sociais

dezembro 08, 2015



Diferentemente da campanha do #MeuPrimeiroAssédio, que focava na experiência da mulher com o abuso, muitas vezes ainda quando criança, o #MeuAmigoSecreto expõe os "amigos secretos", os homens e suas atitudes. A jornalista Leonor Costa provoca que, na verdade, o foco de muitos amigos secretos foram homens contraditórios. “Vi muitos relatos sobre colegas que são super antenados com as causas, mas que na prática têm um comportamento diferente. Todos nesse sentido, que prega uma postura, mas é contraditório com a prática”, diz.

E, principalmente, a campanha serviu para voltar os olhos para os diversos tipos de violência, que ultrapassam a violência física e sexual. A estudante Taisa Marçal lembra dos relacionamentos abusivos, geralmente longos, que destroem a autoestima da mulher. “Isso é uma forma de abuso que a gente acha normal, ou tendia a achar normal. É banalizado. E tem gente que fala que é frescura, que a mulher tem que se valorizar, e não é assim. É toda uma desconstrução de você, da sua força, e que a gente tende a ignorar. Temos que fazer alguma coisa a respeito e começa pela gente”, revela.

Foram as mulheres, novamente, tomando a frente para expor pequenas ou grandes violências que podem passar desapercebidas por alguns, mas não para todas. A cientista política Mariana Abreu acha que muitos dos abusos passam desapercebidos porque a sociedade os vê como naturais. “Fui percebendo que o comportamento do meu amigo secreto estava enraizado no machismo e que é uma construção histórica de papeis de gênero. Como namorada, eu deveria estar em perfeitas condições de saúde para ele. E não estive [ela teve um quadro de depressão]. Demorou um tempo para me tocar disso e foi lendo os relatos de outras meninas”, diz.

A jornalista Ana Pompeu complementa: “Tem um pessoal que critica essa militância online, mas acho que vale muito a pena. É criar uma rede de apoio. Você vê que várias meninas passam por coisas parecidas e percebe que o machismo não é pontual”, comenta.

É consenso entre todas que a campanha deu visibilidade ao tema, chamando a atenção de todos sobre o que é violência e como ela atinge as pessoas em diferentes níveis. “Minhas amigas achavam que feminismo é coisa de mulher feia e mal comida. Hoje, elas estão revendo essa posição, estão reconceituando o que é o feminismo”, explica a advogada Carla Guareschi.

Para a estudante Mariana Mello, a campanha não só une as mulheres, que se veem nos relatos, mas, de alguma forma, uniu os homens. “Os rapazes se enxergam nesses relatos. A carapuça serviu para muita gente. E eles ficam 'nossa, mas isso que eu fiz te magoou?'. Sim, e magoou ela, e a outra. Porque os relatos são pessoais, mas são situações do dia a dia”, observa. Assista o vídeo:


Fonte: Portal Brasil.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.




  




Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários