Facebook anuncia novidades em sua plataforma de negócios

agosto 08, 2015

Foto: UOL / Reprodução. 


De olho na oportunidade de se firmar ainda mais como plataforma de negócios digitais, o Facebook anunciou algumas novidades nesta última semana. A primeira delas é uma reivindicação antiga das marcas, serviços e empresas na rede social: um canal de relacionamento direto com o consumidor. A partir de agora, as propagandas exibidas no site receberão um botão “Send Message” para usuários entrarem contato diretamente com o anunciante, numa espécie de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Quando o internauta clicar no ícone, o Facebook Messenger será aberto para que ele converse diretamente com a empresa. Para facilitar o bate-papo, o anúncio será enviado em anexo. O administradores das páginas corporativas também poderão responder de forma privada as mensagens publicadas no mural. Se escolher essa opção, uma troca de mensagens também será aberta no serviço de bate-papo da rede social.

Outra novidade é que o aplicativo Messenger, do Facebook, permitirá o envio de dinheiro entre usuários. A função será lançada em breve nos Estados Unidos e poderá ser usada na versão do aplicativo para Android, iOS e computador. Ainda não há uma previsão de quando o novo recurso chegará ao Brasil.

Mas, como isso vai funcionar? De acordo com o Facebook, o Messenger irá ganhar um ícone de cifrão ao lado dos botões de foto, vídeo, emojis, etc. Para enviar uma quantia, o usuário seleciona um amigo da sua lista de contatos, clica no ícone "$", digita o valor e o número do seu cartão de débito e depois clica em "Pay" (pagar, em tradução).
Foto: UOL / Reprodução. 

Ao ter um pagamento pendente, o destinatário recebe uma mensagem pedindo para que ele também insira o número do seu cartão de débito que só será pedido na primeira transferência. O recurso de envio de dinheiro já era esperado há algum tempo e mostra a tentativa do Facebook de transformar suas plataformas em meios de intermediação financeira. O concorrente Snapchat, por exemplo, tem um recurso similar desde novembro de 2014.

Comunicação

E as novidades do Facebook não pararam por aí: nesta última semana, a rede social de Mark Zuckerberg lançou o Facebook Media, que possui uma Newsroom com as principais novidades da plataforma. Trata-se de um portal voltado para profissionais de comunicação que reúne informações para melhorar o engajamento das fan pages com o público.

O principal destaque do portal é o Facebook Mentions. O novo recurso permite que figuras públicas possam fazer vídeos ao vivo no Facebook que aparecerão em tempo real no Feed de Notícias dos seguidores não só do Facebook, mas do Instagram e do Twitter. Por enquanto, o novo recurso é disponível somente para figuras públicas com fan pages verificadas e que utilizam produtos da Apple. Trata-se de uma iniciativa para concorrer com o Periscope.

"O Facebook mudou a relação da mídia com seu público. Hoje, ela é direta, em tempo real e depende de uma estratégia bem planejada. O Facebook Media vai facilitar e capacitar todos os criadores de conteúdo para atingirem de forma assertiva seu público. Com informações e casos de sucesso alinhados ao mercado brasileiro, é possível planejar, executar e mensurar apenas seguindo as informações do portal", explica Luis Olivalves, líder de parcerias de mídias para a América Latina.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.









Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários