Musical "Viva Raul" faz homenagem ao eterno Maluco Beleza

junho 03, 2015

Foto: Anderson Xexa / Reprodução.

Toca Raul! A frase célebre nas rodas de amigo ganhou voz e virou um musical para homenagear um dos cantores mais amados da música popular brasileira: Raul Seixas. O eterno “maluco beleza” ganha uma releitura nos palcos por meio do músico e ator paulista Renato Ignácio, que canta ao vivo um repertório de grandes sucessos de Raulzito.

Em turnê em várias cidades brasileiras, o musical Viva Raul chega à Belo Horizonte, nos dias 04 e 05 de julho, no Cine Theatro Brasil Vallourec, na Praça 7, na área central da capital mineira. Mais de 20 anos depois de sua morte, não só a obra e a mística em torno de Raul Seixas continuam fortes e impactantes como sua alquimia está mais viva do que nunca. Para comprar o ingresso, clique aqui.

Viva Raul é um passeio por toda a carreira de Raul Seixas, relembrando desde o impacto inicial como artista solo (“Let me sing”, que o baiano defendeu no Festival Internacional da Canção de 1972) até seus últimos hits já no fim dos anos 1980, como “Cowboy fora da lei”.

O repertório organiza quase três dezenas de canções, entre grandes sucessos e favoritas dos fãs, mostrando as diversas facetas do artista: o roqueiro, fã do lado mais rebelde do rock’n’roll dos anos 1950; o filósofo, que misturava Schopenhauer e Baghavad-Gita em busca do segredo do universo; o compositor privilegiado, capaz de gerar mágica com um violão e uma guitarra acústica.

Tudo com uma cara de Brasil (e de Nordeste) que nenhum de seus grandes ídolos, como John Lennon ou Frank Zappa, seria capaz de imaginar. Além de Renato Ignácio (violão, guitarra e voz), a banda do espetáculo Viva Raul é formada por Marcos Correia (baixo), Izac Satim (percussão), Charlô (bateria), Junior Ribeiro (guitarra), Helinho Duka (guitarra), Paulo Ungaro (teclados), Fernanda Souza e Letícia Lima (backing vocals).
Foto: Anderson Xexa / Reprodução. 

O grande desafio foi dar unidade a canções de fases diferentes, mantendo-as fiéis aos arranjos originais dos álbuns clássicos, mas buscando a vitalidade do palco. O clima é completo pelo incrível trabalho de luzes e grafismos, que ajudam a criar os ambientes e os cenários onde os clássicos são executados.

A direção artística do musical é de Carlos “Branco” Gualberto, o mesmo criador de All You Need is Love – O maior espetáculo Beatle do mundo! E possui consultoria da Tudo Certo Conteúdo Editorial do premiado jornalista musical Ricardo Alexandre. Abaixo, confira uma breve entrevista com o ator e músico, Renato Ignácio, publicada no Diário de Pernambuco:

1) Como se envolveu com a obra de Raul Seixas?
Quando ganhei meu primeiro violão, aos dez anos, comecei a tocar músicas do Raul, aquelas mais populares nas rádios. Comecei a compor músicas autorais aos 15 anos e, quando as mostrava a amigos, me perguntavam se eram do Raul. Mas eram minhas. As letras e os arranjos eram naturalmente parecidos com os dele. Então comecei a pesquisar sua obra mais a fundo. Há seis anos, me apaixonei pelas músicas definitivamente. Passei a assistir a diversos vídeos para reproduzir as performances.

2) Qual o roteiro do musical?
Apresentamos os maiores hits da carreira do Raulzito. Há algumas faixas mais “lado B”, como Tu és o MDC da minha vida. E as clássicas, como Metamorfose ambulante e Cowboy fora da lei. Nos concentramos na fase solo, mais icônica, em carreira solo. A plateia delira com hits como Tente outra vez e Carimbador Maluco (Plunct, plact, zum).

3) Raul foi uma figura controversa. Aclamado pela obra, mas criticado pelos vícios na vida pessoal. Como você o interpreta?
Particularmente, acho que todo ser humano tem seu livre arbítrio. Ele foi um ser humano como qualquer outro. Tentou acertar em algumas coisas e errou em outras. Deixou uma mensagem maravilhosa. Pode ajudar muita gente, incentivar muita gente. Vejamos a música Tente outra vez, por exemplo. Quantas pessoas não foram encorajadas por essa letra? Ele mesmo tentou várias vezes de novo. É um ser humano que fez o melhor possível. Viveu intensamente e deixou sua obra eternizada.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e baixe o aplicativo do blog.





  




Jornalista



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários